terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ano Novo de paz no Santuário da Penha

Foram anos de tiros e insegurança. A ocupação da polícia no Complexo do Alemão trouxe a tranquilidade necessária aos moradores para a Virada de Ano. No alto do Santuário da Penha, um show pirotécnico iluminou o céu do bairro para comemorar a chegada de 2011. Foram cerca de 12 minutos de queima de fogos, o que chamou a atenção de todos.

O espetáculo acontece há seis anos, mas o réveillon de 2010 foi diferente: contou com a participação dos fiéis. O Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, Padre Serafim Fernandes, explica que antes da presença dos policiais no entorno, era difícil contar com a comunidade nos eventos da Igreja.

- As pessoas, de fato, tinham uma dificuldade de vir até aqui. Até mesmo por questões de segurança. Esse ano tem todo um simbolismo que são os apelos à paz, disse.

Além da queima de fogos, a festa no Santuário da Penha teve um letreiro luminoso que refletia a realidade no local e pedia “Paz em 2011 e para sempre”.

No dia 2 de janeiro, primeiro domingo do ano, o Santuário da Penha ficou lotado desde a primeira missa, às 7 horas. A Igreja recebeu um grande número de fiéis e turistas em busca de bênçãos para 2011. Grandes filas se formaram no acesso ao plano inclinado do Santuário, mas muitos preferiram subir a famosa escadaria com 382 degraus.

* Fonte: Canção Nova