sexta-feira, 25 de maio de 2018

Formação Litúrgica - Santa Missa parte por parte - Liturgia da Palavra

A Celebração da Eucaristia

A Missa ou Ceia do Senhor, consta de duas partes:
*Liturgia da Palavra
*Liturgia Eucarística

RITOS INICIAIS

a) Canto de Entrada

Sua função é favorecer a união dos fiéis em assembleia, introduzi-los na celebração do dia. A procissão, formada pelo celebrante e seus auxiliares, nos lembra que a Igreja aqui na terra exerce uma função de peregrina que a semelhança do povo Hebreu, caminha rumo ao encontro do seu Senhor.

Sl 96: “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira”. Sl 98: “Cantai ao Senhor um cântico novo, pois ele fez maravilhas”. Ex 15: Na Procissão de entrada recordamos a saída do Povo de Deus do Egito rumo à Terra Prometida. 

b) Saudação Inicial 

O sacerdote acolhe a comunidade reunida em nome do Senhor. Com essa saudação, de sabor bíblico, o presidente toma contato mais pessoal com o povo e o introduz na liturgia do dia, mostrando o vínculo entre a celebração que se inicia e a vida.

Mt 28,19: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Rm 1,7; Rm 16,20; 1Cor 1,3; 1Cor 16,23; 2Cor1,2; 2Cor 13,13; Ef 6,23-24)

c) O Ato Penitencial

“Reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os Santos Mistérios”. Com essas palavras o Sacerdote convida as pessoas ao arrependimento. O ato penitencial é uma sincera atitude interior de toda a assembleia que reconhece, diante de Deus, sua pobreza e fraqueza, e apela para o amor misericordioso de Cristo.

Kyrie Eleison Ao cantar “Senhor, tende piedade de nós” (“Kyire Eleison”) suplicamos a Deus que tenha misericórdia de nós. É a expressão do coração do homem que muita das vezes só é capaz de oferecer a Deus suas misérias. Ele é o grito confiante daquele que sabe que somente o Senhor pode conceder misericórdia.

Sl 50,3: “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade”. Esd 9,6-15; Ne 1,5-11; Eclo 36,1-19; Is 33,2-5; Jr 14, 17-22; Mt 9,2.6; Mt 16,19; Jo 20,22-23.

d) Hino de Louvor

Reconciliados, somos convidados a externar este grande dom do perdão por meio do Louvor. O Hino “Glória a Deus nas alturas” é uma das composições mais antigas da Igreja Católica. Ele retoma o hino que os Anjos cantaram na noite santa onde Deus por meio do mistério da Encarnação, realizou de modo admirável o intercâmbio, ou seja, o encontro que concede ao homem a vida em plenitude.

Lc 2,14: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado!” Jo 1,29; cf. Ap 4,11; Ap 11,17-18; Fl 4,20.

e) A Oração da Coleta

Terminado o Hino de Louvor é realizado a Oração da Coleta. Esta oração chama-se assim devido a breve pausa que o Sacerdote faz após convidar as pessoas a oração. Subtende-se que este breve silêncio seja o momento oportuno onde o Padre “coleta” os pedidos, suplicas e orações dos fiéis que oram ao Senhor de maneira recolhida.

É o momento em que o Padre faz seus o pedido de todos. Esta oração litúrgica como todas as outras é elevada ao Pai, por Cristo na unidade do Espírito Santo como nos ensina a Tradição da Igreja. A Igreja habitualmente sempre usou essa estrutura em suas orações litúrgicas.

2Ts 1,11: “Eis por que não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos do seu chamado e, por seu poder, vos leve a realizar todo o bem que desejais fazer e a obra da vossa fé”.

LITURGIA DA PALAVRA 


As Leituras extraídas da Sagrada Escritura, com os cantos que se intercalam, constituem a principal parte da Liturgia da Palavra; a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis a desenvolvem e a concluem.

Quando na Liturgia se leem as Sagradas Escrituras, o próprio Deus fala ao seu povo, e Cristo, presente em sua Palavra anuncia o Evangelho. A Igreja não “lê” nem “relê”, não repete materialmente as palavras do livro, mas celebra uma palavra da qual vive, porque, unida ao rito, esta se encarna e continua a cumprir-se em seu interior. Deste modo a Liturgia da Palavra por sua natureza é um diálogo ou uma conversa entre Deus que fala e um povo que escuta, responde e aceita sua manifestação.

Dt 4,10: A convocação para ouvir a Palavra de Deus. Ne 8,1-12: A primeira Assembleia de Israel após o retorno do exílio na Babilônia. Lc 4,16-21: Jesus proclama a Palavra na Sinagoga em Nazaré.

- Profissão de Fé

A Profissão de Fé tem como finalidade que a assembleia reunida dê seu consentimento e sua resposta à Palavra de Deus ouvida nas leituras e na homilia.

- A Oração Universal ou da Assembleia

A Comunidade Cristã reunida em assembleia sagrada pede a Deus que a salvação que se acaba de proclamar se torne uma realidade na Igreja e no mundo, nos que sofrem e nessa mesma Assembleia.