segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nota de Esclarecimento sobre as capelas

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma vem por meio desta informar a todos os fiéis católicos de nossa região paroquial que o nosso pároco, Padre Thiago Azevedo, volta a assumir o trabalho pastoral nas capelas São Jerônimo Emiliani e São Miguel Arcanjo, nas comunidades da Varginha e do Mandela, respectivamente; e que o Padre Gilmar Souza da Silva, juntamente com os padres da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, assumem as capelas Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima e São Pedro, em Benfica.  
 
Capela de São Jerônimo Emiliani
Altar da São Jerônimo Emiliani


Tal ação se deu em função do falecimento do Padre Jorge Luiz Assis Costa, que confortado pelos sacramentos, retornou a casa do Pai no último dia 11 de janeiro. O sacerdote servia nas comunidades pertencentes ao Complexo de Manguinhos e ao bairro de Benfica, onde trabalhava para criar uma nova paróquia.   
 
Capela de São Miguel Arcanjo
Altar da São Miguel Arcanjo


O retorno das capelas ao pastoreio dos padres Thiago Azevedo e Gilmar Souza da Silva, também reforça o compromisso do nosso Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro de não deixar nenhuma comunidade de nossa cidade, que neste ano completa seus 450 anos, sem a presença da Igreja.

Obedientes a Santa Igreja, Padre Thiago e Padre Gilmar acolhem o pedido do Cardeal Orani Tempesta até que o mesmo, inspirado pela ação do Espírito Santo, envie um novo sacerdote para conduzir o rebanho existente nas comunidades da Varginha e do Mandela, e no bairro de Benfica. Desta forma, o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma fica responsável não só pela Matriz e Capela São José – situada na comunidade do Amorim –, como também, temporariamente, pelas capelas São Jerônimo Emiliani e São Miguel Arcanjo. O mesmo acontece com Padre Gilmar que, além de conduzir a Paróquia Nossa Senhora da Consolata, cuida temporariamente das capelas Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima e São Pedro.
 
Capela de São José
Altar da São José


Rezemos para que Deus os abençoe neste pastoreio e peçamos a intercessão de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e de Nossa Senhora da Consolata para esta nova missão que a Igreja lhes confiou.

Texto: Raphael Freire
Fotos: Padre Thiago Azevedo