domingo, 12 de janeiro de 2014

BAPTISMO DO SENHOR, festa - Ano A - 12/01/14


Livro de Isaías 42,1-4.6-7. 

Diz o Senhor: «Eis o meu servo, que Eu amparo, o meu eleito, que Eu preferi. Fiz repousar sobre ele o meu espírito, para que leve às nações a verdadeira justiça. 
Ele não gritará, não levantará a voz, não clamará nas ruas. 
Não quebrará a cana rachada, não apagará a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a fidelidade a verdadeira justiça. 
Não desanimará, nem desfalecerá, até estabelecer na terra o direito, as leis que os povos das ilhas esperam dele. 
Eu, o SENHOR, chamei-te por causa da justiça, segurei-te pela mão; formei-te e designei-te como aliança de um povo e luz das nações; 
para abrires os olhos aos cegos, para tirares do cárcere os prisioneiros, e da prisão, os que vivem nas trevas. 


Livro de Salmos 29(28),1a.2.3ac-4.3b.9b-10. 


Filhos de Deus, prestai ao Senhor,   
prestai ao Senhor glória e honra.
Tributai ao Senhor a glória do seu nome, 
adorai o Senhor com ornamentos sagrados.

A voz do Senhor ressoa sobre as nuvens, 
o Senhor está sobre a vastidão das águas. 
A voz do Senhor é poderosa, 
a voz do Senhor é cheia de majestade.

O Deus glorioso faz ecoar o seu trovão,  
No seu santuário todos exclamam: "Glória!"
Para além do dilúvio, está sentado o Senhor, 
o Senhor está sentado como rei eterno.



Livro dos Actos dos Apóstolos 10,34-38. 


Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, 
mas que, em qualquer povo, quem o teme e põe em prática a justiça, lhe é agradável. 
Enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a Boa-Nova da paz, por Jesus Cristo, Ele que é o Senhor de todos. 
Sabeis o que ocorreu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: 
como Deus ungiu com o Espírito Santo e com o poder a Jesus de Nazaré, o qual andou de lugar em lugar, fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com Ele. 


Evangelho segundo S. Mateus 3,13-17. 


Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por ele. 
João opunha-se, dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?» 
Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» João, então, concordou. 
Uma vez baptizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. 
E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»