terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novos Bispos para o Rio de Janeiro

Nomeação de auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (Brasil)


O Santo Padre Bento XVI nomeou Auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (Brasil):



O Rev.do Pe. Pedro Cunha Cruz nasceu na sede da mesma Arquidiocese em 16 de junho de 1964. Completou os estudos de Filosofia (1987 - 1990), e os de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Depois, em Roma, obteve a Licenciatura em Teologia Moral na Pontificia Università Gregoriana, e a Licenciatura laureada em Filosofia na Pontifica Università Santa Croce (1993 - 1996). Recebeu a ordenação presbiteral em 04 de agosto de 1990 e foi incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Pároco da Paróquia Santa Rita. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Agbia.


O Rev.do Pe. Nelson Francelino Ferreira nasceu na cidade de Sapé, Arquidiocese da Paraíba, em 26 de fevereiro de 1965. Depois de completar os estudos clássicos no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro (1983 - 1985), estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia "João Paulo II" no Rio de Janeiro (1983 - 1985) e os de Teologia no Instituto Superior de Teologia (1986 - 1994). Conseguiu a Licenciatura laureada em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994-2000). Recebeu a ordenação presbiteral em 04 de agosto de 2000 e foi incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Alava.


O Rev.do Pe. Paulo César Costa nasceu em Valença, estado do Rio de Janeiro, em 20 de julho de 1967, na diocese de mesmo nome. Completou os estudos superiores e de Filosofia no Seminário Diocesano "Nossa Senhora do Amor Divino", em Valença, e os de Teologia no Seminário Arquidiocesano "São José" no Rio de Janeiro. Depois, obteve a Licenciatura laureada em Teologia Dogmática na Pontificia Università Gregoriana em Roma (1996 - 2001). Recebeu a ordenação presbiteral em 05 de dezembro de 1992 e foi incardinado na diocese de Valença. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Reitor do Seminário "Paulo VI" em Nova Iguaçu. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Esco.

O anúncio das nomeações foi feito pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no dia 24 de novembro. Quanto à data das sagrações episcopais, elas acontecerão no dia 03 fevereiro 2011, provavelmente presididas pelo Ordinário do Rio de Janeiro.

Fontes:
Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Fotos:
Carlos Moioli
Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro