sexta-feira, 22 de novembro de 2013

No templo o mais importante é adorar o Senhor – o Papa na missa desta sexta-feira


Mais do que todos os rituais adorar o Senhor é o mais importante. Esta a principal mensagem do Papa Francisco na missa desta sexta-feira na Capela da Casa de Santa Marta. Parte da passagem do Antigo Testamento em que Judas Macabeu reconsagra o Templo destruído pelas guerras. O Templo lugar de oração, louvor e adoração do Senhor:

“O Templo é o lugar onde a comunidade vai rezar, louvar o Senhor, agradecer, mas sobretudo adorar: no Templo adora-se o Senhor. E este é o ponto mais importante. Também isto é valido para as cerimónias litúrgicas: nesta cerimónia litúrgica, que coisa é mais importante? Os cânticos, os ritos- belos todos? O mais importante é a adoração: toda a comunidade reunida olha para o altar onde se celebra o sacrifício e adora. “

“São Paulo diz-nos que nós somos templos do Espirito Santo. Eu sou um templo. O Espírito de Deus está comigo.”


Desta forma, – continuou o Santo Padre – nestes dois templos – aquele material, lugar da adoração e o templo espiritual que está dentro de mim e de cada um de nós, onde habita o Espírito Santo, nestes dois templos, a nossa atitude deve ser de adoração, de escuta, uma atitude que reza e pede perdão:

“E quando se fala da alegria do Templo, fala-se disto: toda a comunidade em adoração, em oração, em ação de graças, em louvor. Eu em oração com o Senhor, que está dentro de mim porque eu sou templo. Eu em escuta, eu em disponibilidade. Que o Senhor nos conceda este verdadeiro sentido do Templo, para podermos avançar na nossa vida de adoração e de escuta da Palavra de Deus.”



Fonte: Radio Vaticano