terça-feira, 3 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS – PAPA ENVIA MENSAGEM AOS BRASILEIROS


O Papa Bento XVI presidiu na Praça de São Pedro a celebração litúrgica do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Neste dia 1º de abril a Igreja no mundo inteiro celebra a 27ª Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano.
O Domingo de Ramos, com que a Igreja inicia a Semana Santa, contém um convite a encarar toda a humanidade, na diversidade das suas culturas e civilizações com o olhar de Deus, de Cristo - um olhar de bênção, de amor – sublinhou o Papa, na homilia.
Bento XVI começou por evocar a subida de Jesus a Jerusalém, com um numeroso grupo de peregrinos. Pelo caminho, a cura do cego de nascença, suscita nas pessoas um sobressalto, entusiasmo, a esperança de que Deus esteja para cumprir a promessa feita a Davi de estabelecer o reino messiânico. Um entusiasmo que se contagia aos próprios discípulos de Jesus, quando este toma lugar sobre um jumentinho para entrar na cidade santa. (...)
E indagou: “Para nós, quem é Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias, que ideia temos de Deus? Esta é uma questão crucial, que não podemos evitar, até porque, precisamente nesta semana, somos chamados a seguir o nosso Rei que escolhe a cruz como trono; somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus.”
Ele disse aos jovens: “Queridos jovens, aqui reunidos! Em todos os lugares da terra onde a Igreja está presente, este Dia é especialmente dedicado a vós. Por isso, vos saúdo com muito carinho! Que o Domingo de Ramos possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-Lo até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição osentido da vossa vida de cristãos. Tal é a decisão que leva à verdadeira alegria”.
Evocando o tema deste Dia Mundial da Juventude ou a JMJ em nível diocesano - a exortação paulina “Alegrai-vos sempre no Senhor”, Bento XVI recordou o exemplo de “Santa Clara de Assis, que há oitocentos anos – exatamente no domingo de Ramos –, movida pelo exemplo de São Francisco e dos seus primeiros companheiros, deixou a casa paterna para se consagrar totalmente ao Senhor: com dezoito anos, teve a coragem da fé e do amor para se decidir por Cristo, encontrando n’Ele a alegria e a paz.”
No final da celebração eucarística, era quase meio-dia, antes da recitação do Angelus e da bênção final, Bento XVI dirigiu saudações aos presentes na Praça de São Pedro e a quantos o seguiam através da rádio e da televisão, com destaque para os muitos milhares de jovens, de Roma e não só. Ele fez referência expressa ao Comitê organizador da JMJ de Madri, no ano passado, e o Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, assim como aos delegados dos diversos países que participaram nos últimos dias, nos arredores de Roma, do Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, promovido pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
Saudação em português:
“Quero agora dirigir a minha saudação amiga aos jovens e demais peregrinos de língua portuguesa, que participam nesta celebração do Domingo de Ramos. De modo particular, saúdo o arcebispo Dom Orani Tempesta, o Governador e o Prefeito do Rio de Janeiro e demais autoridades e membros do comitê responsável pela organização da próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano que vem.
Nos trabalhos preparatórios da mesma, procurai viver segundo o convite que hoje nos foi feito: 'Alegrai-vos sempre no Senhor'. Deste modo, o espírito alegre e acolhedor, conatural aos brasileiros, será sublimado pela alegria que nasce da união com Cristo, o Único Redentor. Assim, podereis de braços abertos – como a Estátua do Cristo que domina a paisagem carioca - receber os jovens que virão de todos os cantos do mundo para a vossa cidade. A todos desejo uma feliz e santa Páscoa!”
Fonte: JMJ Rio 2013