O horário de verão foi adotado pelo Governo Federal com o objetivo de economizar energia no país. Neste período, os dias são mais longos é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.
Apenas as regiões Norte e Nordeste do país estão fora do horário, porque elas estão mais próximas da linha do Equador, e por isso, nestes estados a duração do dia não muda e por esta razão não há economia de energia.
Ao todo, serão 133 dias de duração do horário de verão. Para não haver mais necessidade de que todo os anos sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Segundo o decreto, fica instituído que a hora de verão de todos os anos, será a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.