quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Esporte e Religião: Uma mistura campeã na Rádio Catedral




A Rádio Catedral FM 106,7 traz mais uma novidade para seus ouvintes. Estreia no próximo dia 31 de agosto, o programa “Esporte Catedral”, confirmando, assim, a missão da rádio de informar, integrar e evangelizar, através de uma programação atual e de qualidade.

O programa, que será transmitido todas as quartas-feiras, às 20h45min, deixará os ouvintes por dentro de tudo o que acontece no mundo dos esportes e terá como comentaristas Padre Lino, Sérgio Ricardo e Leandro Sauerbronn. Segundo Sérgio, a ideia de realizar um programa sobre esportes surgiu durante uma conversa com Padre Lino.

— A ideia de fazer o programa surgiu em uma conversa com o Padre Lino, quando voltávamos de um evento celebrando a importância do Natal, que contou com a presença do nosso Arcebispo, Dom Orani, de diversos padres e pessoas de vários seguimentos da sociedade. Partilhamos sonhos, projetos, a própria Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu brilhantemente na Espanha, e falamos da Pastoral do Esporte e de como junto com a Rádio Catedral poderíamos atingir um novo público e os próprios ouvintes da rádio. Em janeiro começamos a pensar no projeto, estudar tendências, formatos, linguagens, e, depois de amadurecido, fizemos reuniões para fechar o programa, disse Sérgio.

Com o formato de uma mesa redonda, o “Esporte Catedral” falará sobre várias modalidades esportivas. A cada semana, atletas, árbitros e especialistas ligados à temática do dia serão convidados para compor a mesa. Já a parte final do programa deixará os ouvintes inteirados de tudo o que está acontecendo no mundo do futebol, inclusive, dos jogos que vão acontecer logo após o programa. Além disso, durante toda a programação da Rádio Catedral, informes sobre esporte serão transmitidos.

O Coordenador da Pastoral do Esporte e comentarista do programa, Padre Lino, acredita que os meios de comunicação são importantes para a divulgação do esporte inserido na vida da Igreja. Segundo o Sacerdote, o programa vai interagir com as ações realizadas nas comunidades.

— Quando Dom Orani me colocou na coordenação da Pastoral do Esporte, eu comecei a dinamizar algumas coisas, entre elas, a comunicação. E o jornal Testemunho de Fé e a Rádio Catedral são instrumentos muito importantes nesse processo de falar sobre o mundo do esporte e sobre a importância que ele tem na vida da Igreja e da comunidade. (...) Trazer um pouco do que acontece nas paróquias a nível esportivo, realizar uma interlocução com os mais jovens e atrair também um público masculino para a rádio é um dos objetivos do programa, além, é claro, de divulgar o trabalho da Pastoral do Esporte, explicou Padre Lino.

Já para Leandro Sauerbronn, realizar um programa de esportes é uma excelente iniciativa da Rádio Catedral. Para ele, ouvintes de todas as idades vão ficar mais sintonizados na programação da rádio.

— Achei excelente a iniciativa da Rádio Catedral de realizar e produzir um programa sobre esportes. Muitas pessoas apreciam as práticas esportivas e não há brasileiro que não entenda pelo menos um pouco de futebol. Esporte é vida, afirmou Leandro.

Quando questionado sobre qual a relação entre religião e esporte, o comentarista Sérgio Ricardo afirma que o mundo precisa de desportistas que possam ser luz para outros jovens.

— Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são"), hoje falamos de qualidade de vida, de ter mais tempo para si, ter uma vida saudável. Praticar esporte ajuda a manter o equilíbrio físico e uma simples caminhada já libera a endorfina que traz um bem estar para as pessoas. A mesma coisa também acontece com a religião que te religa a Deus, que alimenta o seu interior, que exercita a sua fé e te amadurece para enfrentar a vida e os obstáculos assim como no esporte. (...) Precisamos de desportistas que possam ser luz para outros jovens, mostrando que a fé, a religião, a moral e a ética são valores que deixam a pessoa livre e feliz, mesmo que venha a adversidade, afirmou Sérgio Ricardo.

E as novidades não param por aqui. Durante a Semana do Esporte e Fé, que acontecerá entre os dias 11 e 17 de setembro, na Arquidiocese do Rio, o Secretário da Seção Igreja e Esporte do Pontifício Conselho de Leigos do Vaticano, Rev.Fr. Kevin Lixey L.C., estará participando do programa e contará para os ouvintes como é o trabalho realizado em Roma. Também participará do “Esporte Catedral”, James Parker, Coordenador da Igreja Católica para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Londres, que acontecerá em 2012. Ele falará sobre a presença da Igreja Católica nas Olimpíadas e como são realizadas as atividades junto aos atletas e participantes do evento.

Para saber mais sobre a programação da Rádio Catedral FM 106,7, acesse o site www.radiocatedral.com.br.


Raphael Freire
*Fonte: www.arquidiocese.org.br

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aumenta a expectativa pelo Círio de Nazaré no Rio

A Padroeira do Pará e da Amazônia, que reúne todo ano em Belém do Pará mais de dois milhões de fiéis, vai visitar pela terceira vez o Rio de Janeiro. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará ao estado no dia 1º e permanecerá até o dia 5 de setembro.

O início do próximo mês será marcado pela chegada da Imagem Peregrina ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Nossa Senhora de Nazaré será recepcionada na Base Aérea do Galeão, e, em seguida, seguirá para Saquarema, na Região dos Lagos, regressando para o Rio de Janeiro no dia 2.

A Imagem, na Cidade Maravilhosa, passará pelo Cristo Redentor, pela Igreja da Candelária, por Jacarepaguá, pelo Complexo do Alemão, Bonsucesso, Encantado e Anchieta. O Centro de Tradições Nordestinas também acolherá a devoção. E, desta vez, a festa carioca contará com uma atração especial: o Gran Coral Metropolitano, de Belém, que se apresentará no Corcovado, no Centro e em Bonsucesso.

Dois Mini-Círios, mais uma vez, constam na programação: o de Copacabana e o de Acari. Em 2009 e 2010, muitos dos devotos da Virgem de Nazaré disseram ter sido o ponto alto da devoção, quando, de velas acesas e cantando o Hino da Berlinda — tradicional em Belém do Pará — uma multidão seguiu emocionada e em paz durante a festa de devoção à Virgem de Nazaré. Para este ano, a expectativa também é grande.

— A imagem mostrará a nossa fé, e, principalmente, o amor que temos por Nossa Senhora. Muitas pessoas ficam com receio de ir às ruas por terem medo de reações opostas, mas devemos, sim, ir às ruas acompanhar a imagem, pois pessoas podem ser convertidas com o nosso testemunho. Devemos ter ousadia e testemunhar a nossa fé em todos os lugares! A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, vindo novamente pelas ruas da nossa cidade, poderá reavivar o ardente desejo por Maria e também por Jesus, aqui, onde pessoas estão cada vez mais sedentas de Deus, acredita Tatiane Maria da Silva.

— Vamos experimentar essa graça de estar conhecendo e admirando a figura de Nossa Senhora de Nazaré. Que esse momento seja único na vida de cada pessoa, de cada comunidade que a imagem peregrina irá percorrer. Em meio a tantas coisas que acontecem, será um momento de grande paz, amor e esperança, aposta Marcela Nogueira.

— Será uma grande oportunidade de viver com todos os fiéis católicos esta grande demonstração de fé. Sempre vi pelos jornais e televisão esta grande manifestação daqueles que veneram Nossa Senhora, em Belém do Pará. Quero ver e viver de perto, aqui no Rio, este tipo de manifestação fervorosa de fé, que só existe em nossa Igreja Católica. Isto é uma das milhares de coisas que me faz ser orgulhoso por ser católico, contou Gustavo Kelly.

Confira a Programação da Festa do Círio de Nazaré:

Dia 01 de setembro (Quinta-feira)

06h18 – Chegada da Imagem Peregrina, no Aeroporto Internacional Tom Jobim

07h – Recepção, na Base Aérea do Galeão

08h – Deslocamento para Saquarema



Dia 02 de setembro (Sexta-feira)

09h – Missa na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha

10h30 – Santuário Cristo Redentor: apresentação do Gran Coral Metropolitano, de Belém

12h – Oração do Ângelus, no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado

16h - Visita e homenagem na sede da DRUFY DO BRASIL (R. da Assembléia,51)

17h30 – Ângelus e apresentação do Gran Coral Metropolitano, de Belém, na Igreja da Candelária

20h – Vigília na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá



Dia 03 de setembro (Sábado)

09h – Missa na Paróquia N.Sra. do Loreto, em Jacarepaguá, transmitida pela Redevida

12h – Ângelus, no Loretão

15h – Terço e homenagens, na Capela N.Sra. Aparecida, no Complexo do Alemão

16h45 – Homenagem na Paróquia Jesus de Nazaré (Rua Ivanildo Alves, 84 – Parque Maré, Bonsucesso) e apresentação do GranCoral Metropolitano, de Belém

19h30 – Missa e vigília na Paróquia N.Sra. de Nazaré, em Anchieta



Dia 04 de setembro (Domingo)

08h – Missa no estúdio da TV Brasil, com cantata do Gran Coral

10h – Missa na Paróquia S. Pedro Apóstolo, no Encantado

12h15 – Chegada ao Oratório, no Centro de Tradições Nordestinas.

14h15 – Saída do Mini-Círio: percorre a Avenida Atlântica até a Rua República do Peru, local de encerramento.

18h30 – Chegada na Capela N.Sra. Aparecida (Av. Brasil, 18.500) e saída para a Paróquia de N.Sra. de Nazaré, em Acari: Mini-Círio, Missa e Festa.



Dia 05 de setembro (Segunda):

Retorno da imagem para Belém.

Nice Affonso

*Fonte: www.arquidiocese.org.br

Logo e Hino da JMJ Rio serão definidos em concurso


A preparação para a JMJ Rio 2013 já começou. Segundo Dom Orani, "faltam pouco mais de 700 dias" para esse grande evento, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho. Já foram agendados diversos encontros e, a partir da próxima semana, acontecerão reuniões com a equipe que participou da Jornada, com o Pontifício Conselho dos Leigos do Setor da Juventude e com a Comissão de Madri, que virá ao Rio para trocar experiências.

- Diversos passos já foram dados e, em breve, o site da JMJ Rio 2013 já estará em pleno funcionamento. As comissões já estão sendo desenvolvidas e esperamos que, até o final do ano, tudo esteja organizado, para que possamos finalizar a escolha dos locais e de toda a programação da Jornada.

Dom Orani também destacou a necessidade da hospedagem solidária, que acontece nas casas dos católicos, e do trabalho voluntário dos jovens.

- Muitas pessoas já enviaram mensagens demonstrando o desejo de ajudar na Jornada. E isso é muito bom. Em Madri, foram cerca de 26 mil voluntários, sendo 16 mil espanhóis, afirmou.

Segundo o assessor arquidiocesano para eventos de massa, Padre Omar Raposo, os jovens voluntários da Jornada também estarão capacitados para ajudar nos eventos esportivos que acontecerão em 2014 e 2016.

- O voluntariado também será um grande legado para a nossa cidade, celebrou o sacerdote, que participou junto com Dom Orani e com o jovem voluntário da JMJ, Gustavo Ribeiro, do programa ‘Tribuna Independente’, da Rede Vida, no dia 24 de agosto.

O Padre Omar afirmou que a equipe executiva da Jornada já está formada, com padres e leigos. E que essas equipes devem ser preenchidas com o voluntariado. Ele informou que todos os que desejarem participar de uma maneira positiva, doando o tempo para servir à Igreja, poderão se inscrever na Arquidiocese.

Dom Orani revelou que o 7º andar do Edifício João Paulo II, na Glória, já está sendo preparado para acolher as pessoas que vão participar como voluntárias da JMJ Rio 2013.

- Lembro também que a logomarca e o hino da Jornada serão escolhidos através de um concurso nacional e que todas as orientações serão divulgadas em breve. Os interessados devem começar a pensar sobre o tema e podem preparar as suas sugestões, incentivou o Arcebispo.


Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Um intercessor para o Brasil



O Beato João Paulo II será padroeiro de uma paróquia no Brasil. A notícia, confirmada recentemente, pela Santa Sé, gerou uma alegria especial no povo do Rio, pois “João de Deus”, grande incentivador da Jornada Mundial da Juventude, também se considerava um “carioca”. A Paróquia, da Arquidiocese de Juiz de Fora, terá a sua festa oficial de criação no dia 22 de outubro.

De acordo com as normas da Igreja, a veneração a um beato é restrita, ou seja, não é toda paróquia que pode celebrar a festa, apenas aquela que o tem como padroeiro. A expectativa é que esta seja a primeira de muitas igrejas dedicadas ao saudoso Papa e que a devoção gere no coração dos cristãos, em vista da JMJ Rio 2013, um grande entusiasmo para cumprir o mandamento de Jesus Cristo, proposto pelo Papa Bento XVI para a próxima Jornada: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mateus 28, 19).

"Queridos jovens, já sabeis que o cristianismo não é uma opinião e não consiste em palavras vãs. O cristianismo é Cristo! É uma Pessoa, é o que Vive! Encontrar a Jesus, amá-lo e fazê-lo amar: eis aqui a vocação cristã. Só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Ele, quem os amou até a morte, (João 13,1), é capaz de saciar vossas aspirações. Suas palavras de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém fora de Cristo poderá dar-vos a verdadeira felicidade." Mensagem do Papa João Paulo II para a XVII Jornada Mundial da Juventude (25 de julho de 2002).

Oração para pedir a intercessão do Papa João Paulo II:
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica:
AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma


Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FESTIVIDADES DE SÃO MIGUEL ARCANJO

A Capela de São Miguel Arcanjo que fica na comunidade do Mandela pede para avisar a todos que essa semana começam as atividades que marca o dia de seu padroeiro!


Segue a programação* completa:


São Miguel Arcanjo

03/09 - Vigília
Horário: 22:00.

04/09 - Missa campal
Horário16:00
Local:Apartamentos da Embratel.

10/09 - Tarde de louvor com barracas
Horário:18:00.

17/09 - Bingo
Horário á partir das 18:30
Valor: R$ 10,00.

24/09 - Missa solene com procissão que será celebrada pelo Bispo Dom Paulo.

26/09 - Tríduo de São Miguel Arcanjo

27/09 - Tríduo de São Miguel Arcanjo

28/09 - Tríduo de São Miguel Arcanjo

29/09 - Missa solene do dia do Padroeiro
Horário: 19:30


Participem conosco !!!

*Programação pode ser modificada de acordo com a necessidade*

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Católico Blogueiro? Chegou a sua vez!

Setembro será um mês especial para os católicos que atuam na blogosfera. No dia 17 vai acontecer o E+Blog – o 1º Encontro para os Blogueiros Católicos. Partilha das realidades e formação constante são as principais propostas.

O evento — inspirado pelo encontro de blogueiros promovido pelo Vaticano, que foi organizado pelos Pontifícios Conselhos para a Cultura e das Comunicações Sociais, em maio deste ano — visa reunir católicos que mantêm blogs não apenas religiosos, mas sim das mais diversas temáticas. De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, a igreja no Rio de Janeiro conta com o caráter missionário de cada um para a evangelização na blogosfera.

— A diversidade de trabalhos que os católicos realizam são a grande riqueza missionária da Igreja. A fé que cada pessoa traz em si e que transmite no que faz tem muita força de evangelização. É este constante inserir-se em todas as realidades da nossa sociedade que faz de cada um de nós colaboradores de Deus na construção da civilização do amor, destacou.

O encontro será uma oportunidade para ouvir e conhecer as realidades em que os blogueiros estão inseridos e para auxiliá-los em seus processos de formação.

- Tudo o que reúne pessoas com o mesmo objetivo é muito importante para caminharmos na mesma direção,que,no nosso caso, como católicos, visa também uma nova forma de evangelização. Nos blogs, algo de interessante acontece: de acordo com o que a gente escreve, a gente vai tocando o coração das pessoas de acordo com o momento e o interesse de cada um que se conecta. É a nossa partilha da vida que acaba alcançando o outro, contou a professora Edwiges Figueiredo, que tem o blog http://comoelindaanossafamilia.blogspot.com

- Proporcionar o encontro, o diálogo e a troca de experiências é sempre válido. (...) Meus textos são impressões unicamente minhas, mas gosto quando tocam as pessoas, disse a cineasta Barbara Kahane, blogueira de http://pescotexto.blogspot.com/

Para o assessor da Pastoral da Comunicação do Vicariato Jacarepaguá, Padre Francisco Reinaldo Oliveira, a ocasião também será importante para que os blogueiros possam criar vínculos uns com os outros e estabelecerem um canal para a formação constante, que lhes permita esclarecer dúvidas sobre a fé e o posicionamento da Igreja com relação a questões do cotidiano.

— Fé e razão compõem o ser humano. O católico precisa conhecer as motivações da Igreja para também crescer na fé. O E+Blog vai ser mais um espaço para iniciarmos esse processo de crescimento e para, a partir dele, criarmos ferramentas que nos ajudem a, juntos, buscarmos uma formação constante, revelou.


Você tem um Blog, quer fazer, ou somente se interessa pelo assunto? Participe! Convide seus amigos também! Faça sua inscrição no site da Arquidiocese: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=6559&sid=39 !

Nice Affonso
*Fonte: www.arquidiocese.org.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Papa anuncia tema da JMJ Rio 2013

“Ide e fazei discípulos todos os povos”. Este é o lema da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O anúncio foi feito pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, durante a audiência geral, que neste período de férias na Europa está sendo realizada na residência de verão do vaticano, em Castel Gandolfo.

Outro anúncio feito pelo Santo Padre foi o lema das Jornadas Diocesanas, que será realizada no ano que vem, que vai ser “Alegrai-vos sempre no Senhor”. O papa aproveitou a audiência para fazer um balanço da JMJ, que aconteceu de 16 a 21 de agosto, em Madri, classificando-a de emocionante.

Ele disse que o encontro de Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo, uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em cristo.

Para Bento XVI, a Jornada de Madri constituiu um dom precioso, que dá esperança para o futuro do catolicismo, com os fiéis a expressarem o desejo firme e sincero de radicar a sua vida em cristo, permanecerem unidos na fé, caminharem juntos na igreja.

Ele também lembrou os cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes que, com alegria, demonstraram uma experiência de fraternidade, de encontro com o senhor, de partilha e crescimento na fé. O papa pediu aos jovens que participaram na jornada que levem ao mundo inteiro a alegria do Evangelho, com a palavra e uma vida preenchida de obras de caridade.

Carlos Eduardo Bittencourt

* Fonte: www.arquidiocese.org.br
* Foto: Canção Nova

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora chegam em setembro

No próximo dia 18 de setembro, o Brasil receberá a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro em 2013, conforme anunciou oficialmente o papa Bento XVI ao encerrar no dia 21 de julho a Jornada em Madri. A Cruz será recebida pela arquidiocese de São Paulo de onde partirá em peregrinação para as 274 dioceses do país ao longo dos dois anos de preparação do maior evento católico para jovens do mundo.

A Comissão da Arquidiocese de São Paulo, organizadora do evento, preparou uma grande festa para acolher a Cruz, que chegará às 16h ao Campo de Marte, em São Paulo. Uma missa será celebrada às 16h30, seguida de show.

De acordo com a Comissão, o objetivo da festa é celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da JMJ e do roteiro de peregrinação da Cruz preparado para o período de 2011 a 2013.

Um grande show católico reunirá vários cantores ao longo de todo o dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Campo de Marte, aguardando a chegada da Cruz, que ficará no Estado de São Paulo até 31 de outubro. Depois, seguirá para Belo Horizonte (MG), onde chegará no dia 19 de novembro para a peregrinação nas dioceses do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo). Neste Regional, a Cruz ficará durante o mês de novembro. A última parada da Cruz antes de ir para o Rio de Janeiro será no Vale do Paraíba, em março de 2013.

Fonte: CNBB

O Rio está de braços abertos para receber a JMJ 2013





Uma explosão de alegria contagiou a juventude carioca, na manhã deste domingo, dia 21 de agosto, após o Papa Bento XVI anunciar oficialmente que o Rio de Janeiro será a sede da Jornada Mundial da Juventude em 2013. Os jovens presentes na Vigília JMJ Madri Rio, que começou na noite deste sábado, dia 20, no Maracanãzinho, puderam viver e celebrar, de forma simultânea, a emoção desta boa notícia.

Pela unidade com Madri, o clima especial e contagiante da Jornada Mundial da Juventude já foi percebido no Rio, desde o início da vigília. E a graça recebida ganhou um significado ainda maior por ter sido comunicada no dia em que a Igreja do Brasil celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

- A juventude do Rio vai ganhar muito com esse evento. Estou muito feliz em saber que o Papa confiou a nós essa missão de acolher a juventude do mundo, para refletir sobre a fé, sobre a vivência no mundo de hoje, celebrou o Padre Leandro Cury, diretor da Rádio Catedral.

O Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, presidiu a Santa Missa em plena unidade com o Papa Bento XVI. E a homilia do Pontífice foi transmitida ‘ao vivo’ direto de Madri para os participantes da JMJ.

Em vários momentos da celebração, que começou por volta das 4h30 da manhã (horário de Brasília, sendo 9h30 em Madri), os flashes da missa em Madri, transmitidos pelas redes e mídias católicas, surpreendiam a todos pela plena sintonia litúrgica. Na consagração eucarística, em especial, a unidade do horário ficou ainda mais evidente.

Juventude celebra a JMJ Rio 2013

Na saída da vigília, por volta das 7h, a alegria, que vence o cansaço, ainda era percebida nos sorrisos dos jovens que, aos poucos, ocuparam as calçadas das ruas da Tijuca, ao redor do Maracanãzinho.

A jovem Fabiana Targino, da Pastoral da Juventude e da Pascom do Vicariato Sul, que já participou de quatro jornadas, revela que participar da JMJ é uma emoção única na vida de qualquer pessoa.

- Percebemos que mesmo pertencendo a países e cultura diferentes, o que nos une é a mesma fé em Cristo Jesus. Saber que a próxima JMJ será no Rio é uma emoção indescritível, um sonho realizado. É uma alegria receber o Papa na nossa Cidade. Vamos preparar com muito carinho e amor cada detalhe da próxima jornada. E que nós possamos mostrar para o mundo que somos portadores da paz, incentivou.

“Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca”. A famosa frase do beato João Paulo II, em sua visita ao Brasil, também foi lembrada pelo jovem Rodrigo Farias, assessor da Pastoral Universitária.

– Na verdade ‘a ficha ainda não caiu’. A expectativa é enorme em receber o Papa. Iremos nos preparar, e enraizar mais em Cristo, para que possamos nos identificar com o nosso verdadeiro Senhor, celebrou.

Jovens em oração diante de Jesus Eucarístico na vigília

Durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento, os jovens puderam sentir a presença libertadora de Cristo e celebrar a unidade com a Igreja do mundo inteiro. Conduzidos pelo Padre Gustavo Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana, e pela apresentadora do Programa “Bom Dia, Catedral”, Nazareth Barreto, a juventude foi incentivada a orar por aqueles que mais sofrem.

- Vocês não estão sozinhos, repetiu com insistência o Padre Gustavo, ao som da música “Noites Traiçoeiras”.

A alegria do Espírito Santo também contagiou a todos nos louvores ministrados pelas bandas e cantores católicos, entre eles: Padre Omar Raposo, assessor arquidiocesano para eventos de massa, que foi o condutor do evento, bandas Cristo Redentor, Sambadorando e Duelo de DJs. E também pelas apresentações do Stand up Comedy Católic - Rir é um Santo Remédio.

Os testemunhos também levaram os jovens à reflexão sobre o sentido da vida. E o seminarista falecido, Guido, também foi lembrado como um jovem que viveu a sua vida terrena buscando a santidade com radicalidade e coerência, para testemunhar os valores cristãos.

A vigília, que foi transmitida pela Web TV Redentor e pela Rádio Catedral (FM 106,7), foi iniciada pelo Bispo Emérito do Rio, Dom Assis Lopes, que recebeu das mãos dos jovens as imagens de Nossa Senhora e de São Sebastião e conduziu um momento de oração.



*Fotos: Gustavo de Oliveira


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

No dia 20 de agosto às 18h um ônibus sairá da Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma para a Vigília JMJ Madri Rio. Cerca de 7 mil jovens da Arquidiocese do Rio de Janeiro são esperados no encontro. Só poderá embarcar conosco os paroquianos que pegaram os ingressos com o Raphael PH, portanto, não esqueça:


AMANHÃ, DIA 20/08 ÀS 18H, SAIRÁ UM ÔNIBUS DA PARÓQUIA PARA A VIGÍLIA! (Gratuito para levar e buscar). AVISEM A TODOS OS AMIGOS E CONHECIDOS!!!

Padre Márcio: Diário de bordo


"Deus serve-se de homens e mulheres para realizar seu plano de amor. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), inspirada por Deus ao Papa João Paulo II, é um momento ímpar na vida da Igreja, que atrai todos aqueles que são o seu presente, mas também o seu futuro.

Durante a JMJ, o peregrino tem condições de enriquecer-se de tudo aquilo que pertence ao tesouro da fé. Encontra-se com outros jovens, que comungam de uma mesma crença e que superam desafios iguais ou diferentes. Todos dispostos a serem construtores de uma nova sociedade. Saem dos seus lares e deixam suas vidas cômodas para ir ao encontro d' Aquele que dá o sentido principal à sua vida: Jesus Cristo!

É nesse momento ímpar que eles entram em comunhão com a Igreja e buscam conhecer e aprofundar os fundamentos da Fé. Por isso são oferecidas catequeses em diversas línguas e durante estes encontros culturais. Sotaques e pessoas diferentes se encontram, para ouvirem, em sua própria língua, os ensinamentos da doutrina e conhecerem os seus fundamentos. Debater, trocar experiências, testemunhar... tudo isso com um único objetivo: ser fiel a Deus e à Igreja.

Mas a JMJ não é somente isso. Assim como a vida do jovem, ela é diversificada, por isso são oferecidos momentos culturais: shows musicais, cinema, teatro, etc. Todo o aspecto cultural, com um diferencial interessante: não é necessário renunciar à diversão para ser um jovem cristão. O importante é saber escolher e optar por aquilo que contribui para o seu crescimento como pessoa humana.

O encontro com os sacramentos (Eucaristia e Penitencia) fortalece e contribui para que o novo aconteça em suas vidas. Muitos encontram nesses momentos a sua verdadeira vocação e, a partir dai, dão um rumo novo à sua vida.

A JMJ é tudo isso e muito mais! Impossível, quase, descrever tudo aquilo que é e acontece durante da Jornada, diante da riqueza e da diversidade que é oferecida. Diante do que esta sendo esta experiência em Madrid e ouvindo diversos jovens de tantas partes do mundo, a grande expectativa é que o anúncio da Boa Nova chegue a todas as nações. Que como Jeremias, o profeta jovem, eles sejam dóceis ao Espírito Santo e deixem-se conduzir pelo Senhor. Hoje a palavra mais forte é: Não tenhais medo! E como disse o Beato João Paulo II: "Escancarem as portas a Cristo!".

Que nossos jovens levem para as suas terras e suas famílias os valores da fé e anunciem ao mundo a Boa Nova, sem medo e abandonados em Cristo!"

Padre Márcio Queiroz

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Entrevista com Pe. Márcio Queiroz: Ele também está em Madri!

    A Jornada começou há poucos dias, mas Pe.Marcio Queiroz está desde o inicio do mês com a comitiva que representa a Arquidiocese do Rio de Janeiro em Madri. Aproveitando uma pequena pausa no forte ritmo de atividade que está acontecendo em Madri, Pe.Márcio concedeu uma pequena entrevista ao nosso blog, acompanhe:

Pascom - Como é a emoção de poder estar participando de uma Jornada Mundial da Juventude?
Pe.Márcio-O que mais me emociona e empolga é ver a vivacidade, autenticidade e catolicidade da nossa juventude. Encontrar jovens de todas as raças e nações movidos por uma só fé e um só Senhor. Perceber a alegria que estes tem em testemunhar e anunciar a todo o mundo o Cristo Jesus! Essa é a emoção.
Pascom – Qual é a responsabilidade de ir para a JMJ junto com a comitiva da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em especial, da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma?

Pe.Márcio- Participar da JMJ como membro da comitiva oficial é uma graça e ao mesmo tempo uma preocupação. Pois não só observa-se aquilo que acontece ou participa-se do quanto proposto, mas deve-se ter um olhar diferenciado e que devera ir além da aparecência e do imediato. Observar o quanto esta por trás, nos bastidores, o operacional. Perceber todo o processo organizacional que antecede os momentos. Ve-se deste os patrocinadores, o material publicitario, a preparação e distribuicao do kit peregrino ate a última cadeira que será colocada nos lugares onde acontecerão os atos centrais. Nada pode fugir aos olhos!
Cada momento é muito especial e merece cuidado, zêlo e muito amor. Assim como a nossa Juvetude! Acredito que para a Paróquia também será uma Benção, pois não somente o pároco está vivendo a JMJ2011_Madrid, mas Deus providenciou que uma jovem paroquiana* tambem estivesse aqui e experimentasse. Certamente tudo isso servirá para rever a caminhada da juventude na nossa paroquia e, em sintonia com a Arquidiocese, caminhar como Igreja.
* A jovem paroquiana a qual o Pe.Márcio se refere é Mariana Gonçalves,coordenadora do Grupo Jovem Renovados.*

Pascom – Deixe uma mensagem para os nossos leitores do blog
Pe.Márcio- Ontém na Missa de Abertura o Cardeal de Madrid, Dom Antonio Maria Rouco Varella, recordou várias mensagens que o Beato Joao Paulo II dirigiu aos jovens ao longo das Jornadas Mundiais, mas bateu forte no meu coração aquele que ele usou já no início do seu Pontificado: "Escancarem as portas! Deixem Cristo invadir suas vidas. Não tenham medo!". Esta é a mensagem que deixo a todos os leitores e, de modo particular aos meus paroquianos jovens e menos jovens. Vamos deixar que Cristo nos mantenha sempre unidos a Ele e entre nós, para que o mundo possa crer.

JMJ revela que jovens amam a Igreja e a liturgia



A Praça Cibeles, em Madri, na Espanha, recebeu na noite desta terça-feira, 16 de agosto, uma multidão de jovens. Talvez este pudesse ser um encontro como qualquer outro que reúne rapazes e moças vindos de todos os continentes, mas não. É um evento especial: congrega católicos de tenra idade com um profundo amor pela Igreja e um sincero respeito pela liturgia. São esses os que participam da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciada oficialmente com a celebração da missa, que foi presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Valera.

A participação dos jovens, num autêntico testemunho de fé, chamou a atenção. Mal dava para acreditar que em um ambiente em que mais de 1 milhão de jovens estavam reunidos pudesse haver profundo silêncio durante toda a celebração eucarística. Especialmente durante a proclamação do evangelho e no momento da transubstanciação, rapazes e moças do mundo inteiro se mantiveram atentos e introspectivos, mergulhados na oração.

Durante a homilia, Dom Rouco Valera, ao falar sobre o tema escolhido para esta JMJ - “Enraizados em Cristo, firmes na fé” - salientou que a juventude é o “futuro vivo da nossa Igreja e de nossos povos”. Geração essa que passa por muitas dificuldades e recebe influências positivas e negativas por todos os lados.

- Em meio à globalização, redes sociais, crise econômica... muitas vezes, os jovens, sem raízes fortes, são levados para fora do caminho da vida. Essa geração precisa, mais do que outras, de edificar-se em Cristo, enfatizou o Cardeal.

João Paulo II: “valente cristão” e modelo para os jovens

O Beato João Paulo II, o “Papa dos jovens”, que deu início aos encontros da JMJ, também foi carinhosamente lembrado.


- João Paulo II foi um valente cristão, ninguém conseguiu afastá-lo. O Papa entregou toda sua vida ao Senhor, não guardou nada para si. (...) Este Papa iniciou uma nova experiência dos Sucessores de Pedro com os jovens. Desde a primeira convocação de João Paulo II, em Roma, está sendo escrita uma bela história de três gerações que culminarão em muitas vocações, disse o presidente da celebração.

Ao término da celebração, Dom Rouco Varela pediu aos jovens que sejam solícitos com o Sumo Pontífice:

- Recebamos o Papa Bento XVI com o mesmo amor que recebemos João Paulo II. Vocês pertencem à geração Bento XVI, destacou o Cardeal.

Assista o vídeo da WebTV Redentor e veja a animação da juventude antes do início da missa: http://www.youtube.com/watch?v=EMlwe1rxSfE&feature=player_embedded#at=14

Fonte:Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

sábado, 13 de agosto de 2011

Tem jovem de nossa paróquia indo pra Jornada em Madri!

É com muita alegria que informamos que a nossa paróquia terá uma jovem em Madri na Jornada Mundial da Juventude! O nome dela pra que não a conhece é Mariana Gonçalves Pereira,24 anos. Ela coordena o Grupo Jovem Renovados e está super ansiosa pela viagem que irá fazer. Horas antes de embarcar ela deu uma pequena entrevista para o nosso blog e você confere agora!

Pascom: Como é a emoção de poder estar participando de uma Jornada Mundial da Juventude?

Mariana: Apesar de estar a algumas horas de pegar o voo, posso dizer que a ficha ainda não caiu. É inacreditável saber que estarei participando de um momento tão importante para a nossa igreja e principalmente para nós jovens!!! Mais uma vez Deus mostra que p/ Ele nada é impossivel!!! Concerteza sinto uma explosão de sentimentos em meu coração.

Pascom: Qual é a responsabilidade de ir para a JMJ representando os jovens do Rio de Janeiro, em especial, os jovens da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma?

Mariana: É uma grande responsabilidade representar vcs (jovens e paroquianos), pois estarei participando de algo inimaginável p/ todos. Uma só coisa posso afirmar estarei registrando cada momento que vou vivenciar, para que todos vcs possam viver essa jornada comigo.

Pascom: Qual é o seu objetivo indo a JMJ? O que você desejar ver/fazer? Como você começa a enxergar a sua Missão depois do encontro com o Papa?

Mariana: Vejo a jornada como o a oportunidade de verdadeiramente vivenciar o momento de Pentecoste, onde Pedro (o papa ) pregrará para uma multidão de pessoas de diferentes paises (nós jovens) e todos receberão o Espirito santo e mesmo falando em varios idiomas, louvaram a Deus em uma só lingua.

Pascom: Deixe uma mensagem para os nossos amigos do blog.

Mariana: Amados prometo trazer a vcs toda a unção de Deus que irei receber e toda a troca de experiência vivida lá.Para q todos como eu sejam renovados!!!

Mariana ainda citou uma palavra da Biblia que deu origem ao nome do grupo jovem Renovados: "Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4,23-24.
Boa viagem Mariana, estaremos em oração por você e por todos os jovens e torcendo para que o Rio de Janeiro cedie a próxima jornada!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Valor da Santa Missa






Eis um breve relato de algumas visões do padre João Baptista Reus, com relação à maravilhosa realidade sobrenatural da Santa Missa. Falecido em odor de santidade, teve este sacerdote, a graça de ver o que acontece de sobrenatural durante a Santa Missa, a qual, por razão, costumava chamar de "A FESTA NO CÉU".
Ao tempo em que o demônio procura eclipsá-la, vamos adorar mais e mais a Jesus, em reparação a tantas blasfêmias que contra a Eucaristia se cometem. Eis o que era dado ver ao Padre Reus:
"Nossa Senhora convida todo o Paraíso para participar da Santa Missa. Todos os anjos e Santos A seguem em maravilhoso cortejo até o altar. Os Santos formam um semi-círculo ao redor do sacerdote celebrante e o acompanham até o altar. Lá chegando, os anjos se colocam atrás dos Santos.
Outra multidão de anjos cerca a igreja e cobre os fiéis, impedindo a aproximação dos demônios durante a Santa Missa, em honra á Majestade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Virgem Santíssima está sempre junto do celebrante, do lado do altar onde é servida a água e o vinho, e onde são lavadas as mãos do sacerdote. É a própria Mãe de Jesus quem serve o celebrante e lava suas mãos. Entre Nossa Senhora e o celebrante, é convidado o Santo do dia.
Todas as almas do Purgatório também são convidadas pela Virgem Maria e permanecem durante toda a Santa Missa aos pés do altar, entre o celebrante e os fiéis. Conta o Padre Reus que ele via as almas do Purgatório em verdadeira festa e com grande esperança de libertação. Padre Reus via uma chuva caindo sobre o Purgatório durante toda a Santa Missa.
No momento sublime da Consagração, quando estas almas veem Nosso Senhor Jesus Cristo em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, sentem um desejo incontrolável de sair daquelas chamas e se atirarem em Seus braços, mas não conseguem, por não estarem ainda purificadas.
Após a Consagração, acontece a libertação do Purgatório, das almas que já atingiram a purificação. Nossa Senhora estende a mão a cada uma delas e diz: "Minha filha, pode subir ".
Os anjos saúdam as almas libertadas do Purgatório, abraçando-as. É um momento de imensa alegria e beleza. Em seguida, estas almas, resplandecendo com a beleza indescritível, adornadas como noivas, como anjos, são introduzidas triunfalmente no Paraíso, por uma multidão de anjos, ao som de música e cantos celestiais.


- Na hora da morte, as Missas que houveres assistido serão a tua maior consolação.
- Toda Missa implora o teu perdão junto da justiça Divina.


- Em toda Missa podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados e diminuí-las mais ou menos consoante a teu fervor.
- Assistindo com devoção à Missa, prestas a maior das honra à Santa Humanidade de Jesus Cristo.
- Ele se compadece de muitas das tuas negligências e omissões.
- Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais porém te arrependestes.
- Diminui o império de Satanás sobre ti.
- Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível.
- Uma só Missa a que houveres assistido em vida, ser-te-á mais salutar que muitas a que outros assistirão por ti depois da tua morte, pois pela Missa participas da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
- A Missa preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.
- Na Missa recebes a benção do sacerdote, a qual Nosso Senhor confirma no Céu. És abençoado em seus negócios e interesses pessoais.
- Toda Missa alcança-te um grau maior no Céu e diminui o teu Purgatório."






Materia sugerida por Rafael Ricardo





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Anunciada descoberta da tumba de São Felipe



Os arqueólogos asseguram que se trata da tumba do apóstolo Felipe, um dos 12 discípulos que acompanharam Jesus.

A descoberta aconteceu em Pamukkale, antiga Hierápolis, em Anatólia Ocidental (Turquia), cidade em que Felipe morreu, depois de ter pregado na Grécia e na Ásia Menor.

A descoberta foi realizada pela missão arqueológica italiana empreendida desde 1957, composta hoje por uma equipe internacional, dirigida desde o ano 2000 por Francesco D’Andria, professor da Universidade de Salento.

Um resultado importante na busca da tumba de São Felipe – recorda L’Osservatore Romano –, já tinha sido alcançado em 2008, quando a equipe encontrou a rua que os peregrinos percorriam para chegar ao sepulcro do apóstolo. Agora se chegou a esta nova meta.

“Junto ao Martyrion (edifício de culto octogonal, construído no lugar onde Felipe foi martirizado), encontramos uma basílica do século V de três naves”, explica o diretor da missão.

“Esta igreja foi construída ao redor de um túmulo romano do século I, que evidentemente gozava da máxima consideração, já que mais tarde se decidiu edificar ao seu redor uma basílica. Trata-se de uma tumba em forma de nicho, com uma câmara funerária.”

Colocando em relação esses e muitos outros elementos, “chegamos à certeza de ter encontrado a tumba do apóstolo Felipe, que era meta de peregrinação a este lugar”, afirma D’Andria.

No século IV, Eusebio de Cesareia escreveu que duas estrelas brilhavam na Ásia: João, sepultado em Éfeso, e Felipe, “que descansa em Hierápolis”.

A questão ligada à morte do apóstolo suscita controvérsia. Segundo uma antiga tradição, de fato, ele não teria morrido martirizado. Já os evangelho apócrifos contam que ele teria sofrido martírio sob os romanos.

Fonte: http://blog.bibliacatolica.com.br/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vem ai a Semana Nacional da Família 2011 (de 14 à 21 de Agosto)


Em defesa e promoção da família, a semana seguinte ao dia dos pais, a Igreja celebra a Semana Nacional da Família.

Veja a programação em nossa paróquia:

Domingo(14/08) Abertura na Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma
08h - Santa Missa - Participação efetiva das famílias.(Participação das Capelas de São José, São Jerônimo Emiliani, São Miguel Arcanjo e São Tomé Apóstolo)

Segunda-feira(15/08) Missa às 19h30min (Aos familiares falecidos)
*Logo após palestra com o tema: "Família: Elo de Amor"
(apoio da ACC/Catequese/Batismo)

Quarta-feria(17/08) Missa às 19h30min "São José - Padroeiro das Famílias."
*Logo após palestra com o tema:"Família em oração."

Quinta-feira(18/08) Adoração ao Santíssimo - Toda família em oração.
(apoio: Dízimo/Música/Pascom)

Sábado(20/08) Missa da Catequese Infantil - 17h.

Domingo(21/08) Missa de encerramento às 08h da manhã com benção das famílias.
Vamos participar dessa semana que será uma benção para toda a nossa família!

Comitiva Oficial da Arquidiocese do Rio na JMJ

Raphael Freire


Desde o dia 03 de agosto uma Comitiva Oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro — composta pelos Padres Jefferson Gonçalves de Araújo, Joel Portela, Márcio Queiróz, Ramon Nascimento e Renato Martins, e pelos seminaristas do quarto ano de teologia Adriano de Abreu, Arnaldo Rodrigues e Leandro Tavares — acompanha os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Madri entre os dias 16 e 21 de agosto.

Representando a Igreja carioca em solo espanhol e acolhendo a juventude do mundo inteiro, os sacerdotes e seminaristas da Arquidiocese do Rio celebraram sua primeira Missa juntos na Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Madri, no último domingo, 7 de agosto. Na segunda-feira, 8, os sacerdotes também se reuniram na capela privada do Comitê Organizador Local (COL) para a Celebração Eucarística.

Durante estes dias, a Comitiva oficial desta Arquidiocese juntamente com toda a Igreja, acolhe os jovens brasileiros que serão voluntários na JMJ e espera ansiosa pelos outros jovens do país que chegarão para o grande encontro com o Papa Bento XVI.

Segundo Padre Márcio Queiroz, Madri já está com um grande número de jovens e o clima é de entusiasmo e emoção.



— Pelas ruas de Madri já se encontra grande número de jovens peregrinos, que começam a chegar das mais variadas partes do mundo e mostram, assim, o rosto jovem da nossa Igreja. Os católicos estão também ansiosos por este momento de grande importância, em especial, para a juventude, disse Padre Márcio.

Durante os dias que antecedem a JMJ, a Comitiva Oficial da Arquidiocese do Rio está realizando e participando de reuniões, conhecendo instalações do evento em fase de finalização e já iniciou as visitas diárias ao Comitê Organizador Local (COL). O objetivo das atividades e das visitas é conhecer a estrutura necessária para organizar uma Jornada Mundial da Juventude e fazer com que a Igreja local esteja apta para realizar esse grande evento, caso seja a cidade escolhida pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, para sediar a próxima JMJ.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Processo de beatificação de freira mineira começará em outubro


A cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, recebeu com grande alegria a notícia de que a Congregação para as Causas dos Santos aceitou o pedido para o início do processo de beatificação de Madre Tereza Margarida do Coração de Maria. Segundo Irmã Vânia, atual responsável pelo Carmelo São José, fundado por Madre Tereza em 16 de julho de 1962, só a licença foi recebida.

— Por enquanto só recebemos a licença. O processo de beatificação mesmo será iniciado provavelmente em outubro deste ano, disse Irmã Vânia.

A menina, batizada com o nome de Maria Luiza Rezende Marques, nasceu numa véspera do Natal e, por isso, seu pai dizia que ela havia nascido para dar glória a Deus. Maria Luiza gostava de cantar, tocar piano, escrever e estudar história.

— Ela dizia que se não fosse Carmelita seria historiadora, conta Irmã Vânia.

Aos 21 anos, Maria Luiza decidiu seguir a vida religiosa entrando para a Ordem das Carmelitas e morou em Três Pontas, na região sul do Estado, durante 43 anos de sua vida.

Madre Tereza faleceu em 14 de novembro de 2005 e, para as 19 Irmãs que vivem enclausuradas no Carmelo fundado por ela, a freira mineira deixou um exemplo de amor à vida carmelitana, à oração e à caridade.

— Nossa mãe compreendeu e praticou o mandamento de amor com perfeição, destaca Irmã Vânia.

Amável, alegre e humilde, Madre Tereza estava sempre atenta às necessidades de suas co-Irmãs do Carmelo, bem como aos pedidos de oração que a ela chegavam, fazendo dela uma pessoa muito estimada pelos fiéis da pequena cidade mineira de Três Pontas.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O DÉCIMO MANDAMENTO

     Enfim, chegamos ao 10º e último Mandamento da Lei de Deus. Esperamos que você tenha gostado e mande sugestões para futuras postagens. Nosso email é pascompnsbi@gmail.com ficaremos felizes em ouvir você.

Não cobiçarás... coisa alguma que pertença a teu próximo (Ex 20,17).

Tu não desejarás para ti a casa de teu próximo, nem seu campo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, qualquer coisa que pertença a teu próximo (Dt 5,21).

Onde está o teu tesouro, aí estará também teu coração (Mt 6,21).

2551 "Onde está teu tesouro, aí estará teu coração" (Mt 6,21).
2552 O décimo mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida paixão imoderada das riquezas e de seu poder.
2553 A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar. E um vício capital.
2554 O batizado combate a inveja pela benevolência, pela humildade e pelo abandono nas mãos da Providência divina.
2555 Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem os desejos dele.
2556 O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. "Bem-aventurados os pobres de coração."
2557 Eis o verdadeiro desejo do homem: "Quero ver a Deus A sede de Deus é saciada pela água da Vida Eterna[a69] .

Fonte de pesquisa: Catecismo da Igreja Católica

CINECLUBE NO PRÓXIMO SÁBADO(13/08)


Nesse sábado(13/08) teremos mais uma sessão do Cineclube.
Filme: O Livro de Eli.
Horário às 18h.
Local: Auditório da Igreja Matriz.
Classificação : Menores de 16 anos acompanhados dos responsáveis.

Sinopse do Filme O Livro de Eli
Denzel Washington (O Gangster) estrela esse filme dirigido pelos irmãos Allen e Albert Hughes (Do Inferno). Num mundo pós-apocalíptico Eli (Denzel) é um homem solitário que tem de proteger um livro sagrado que pode conter a
resposta para salvação da humanidade, mas como todo herói tem seu algoz nessa história não é diferente e para poder obter o livro, um tirano prefeito de uma pequena cidade (Gary Oldman) fará de tudo, mesmo que para isso tenha de matar Eli.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O NONO MANDAMENTO

Não cobiçarás a casa de teu próximo, não desejarás sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo (Ex 20,17). Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já co­meteu adultério com ela em seu coração (Mt 5,28).

2528 "Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidino­so já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,28).
2529 O nono mandamento adverte contra a cobiça ou concupiscên­cia carnal.
2530 A luta contra a cobiça carnal passa pela purificação do co­ração e pela prática da temperança.
2531 A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus.
2532 A purificação do coração exige a oração, a prática da casti­dade, a pureza da intenção e do olhar.
2533 A pureza do coração exige o pudor, que é paciência, modéstia e discrição. O pudor preserva a intimidade da pessoa.


Fonte de pesquisa: Catecismo da Igreja católica

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O OITAVO MANDAMENTO

Não apresentarás um falso testemunho contra teu próximo (Ex 20,16).
Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos para com o Senhor (Mt 5,33).
2464 O oitavo mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa prescrição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha do; seu Deus, que é e quer a verdade. As ofensas à verdade exprimem, por palavras ou atos, uma recu­sa de abraçar a retidão moral: são infidelidades fundamentais a Deus e, neste sentido, minam as bases da Aliança.

2504 "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo" (Ex 20,16 Os discípulos de Cristo "revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus na justiça e santidade da verdade" (Ef 4,24).
2505 A verdade ou veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, fugindo da duplicidade, dê simulação e da hipocrisia.
2506 O cristão não deve "se envergonhar de dar testemunho de Nosso Senhor" (2Tm 1,8) em atos e palavras. O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé.
2507 O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe toda atitude ou palavra de maledicência ou calúnia.
2508 A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar o próximo.
2509 Toda falta cometida contra a verdade exige reparação.
2510 A regra de ouro ajuda a discernir, nas situações concretas, se convém ou não revelar a verdade àquele que a pede.
2511 "O sigilo sacramental é inviolável[a65] . " Os segredos profissio­nais devem ser guardados. As confidências prejudiciais a outros não devem ser divulgadas.
2512 A sociedade tem direito a uma informação fundada na verdade, na liberdade e na justiça. É conveniente que se imponham mo­deração e disciplina no uso dos meios de comunicação social.
2513 As artes, mas sobretudo a arte sacra, têm em vista, "por nature­za, exprimir de alguma forma nas obras humanas a beleza infinita de Deus e procuram aumentar seu louvor e sua glória na medida em que não tiverem outro propósito senão o de contribuir poderosamente para encaminhar os corações hu­manos a Deus[a66] ."

Fonte de pesquisa: Catecismo da Igreja Catolica


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O SÉTIMO MANDAMENTO

Hoje continuamos a falar dos Mandamentos de Deus. Agora chegamos ao 7º Mandamento: Não Roubar.

Não roubarás (Ex 20,15; Cf Dt 5,19).

Não roubarás (Mt 19,18).

2450 "Não roubarás" (Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os rapinadores herdarão o Reino de Deus" (1 Cor 6,10).
2451 O sétimo mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade na administração dos bens terrenos e dos frutos do trabalho dos homens.
2452 Os bens da criação são destinados a todo o gênero humanos. O direito à propriedade privada não abole a destinação universal dos bens.
2453 O sétimo mandamento proíbe o roubo. O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário;
2454 Toda forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária ao sétimo mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado.
2455 A lei moral proíbe os atos que, visando a fins mercantis ou totalitários, conduzem à servidão dos seres humanos, à sua compra, venda e troca como mercadorias.
2456 O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito às obrigações morais, inclusive para com as gerações futuras.
2457 Os animais são confiados à administração do homem, que lhes deve benevolência. Podem servir para a justa satisfação das necessidades do homem.
2458 A Igreja emite um juízo em matéria econômica e social quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas exigem. Preocupa-se com o bem comum temporal dos homens em razão de sua ordenação ao Sumo Bem, nosso fim último.
2459 O próprio homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social. O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos conforme a justiça e com a ajuda da caridade.
2460 O valor primordial do trabalho depende do próprio homem, que é seu autor e destinatário. Por meio de seu trabalho, o homem participa da obra da criação. Unido a Cristo, o trabalho pode ser redentor.
2461 O verdadeiro desenvolvimento abrange o homem inteiro. O que importa é fazer crescer a capacidade de cada pessoa de responder à sua vocação, portanto, ao chamamento de Deus[a103] .
2462 A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fra­terna; é também uma prática de justiça que agrada a Deus.
2463 Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto, sem terra, como não reconhecer Lázaro, mendigo faminto da parábo­1a[a104] ? Como não ouvir Jesus, que diz: "Foi a mim que o deixastes de fazer" (Mt 25,45)?

Fonte: Catecismo da Igreja Católica

Vigília JMJ Madri vai unir a juventude no Rio

Toda a juventude está convidada para participar da “Vigília JMJ Madri / Rio”, que acontecerá a partir das 22h, no dia 20 de agosto, no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio. A entrada é franca, mas os ingressos são limitados e devem ser adquiridos antecipadamente nas paróquias.

O objetivo do encontro, promovido pela Arquidiocese do Rio, é reunir a juventude em um grande louvor, para integrar as pessoas que não tiveram a oportunidade de ir para a JMJ 2011 com os jovens de todo o mundo, que vão participar da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 16 e 21 de agosto, em Madri.

- Em virtude da grande procura e do número limitado de ingressos, pedimos que cada jovem, que ganhar o convite, cumpra o compromisso de participar desse grande evento, para que nenhum lugar fique vazio, incentivou o vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo.

Os principais momentos serão: a celebração Eucarística e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Santa Missa, os participantes terão a oportunidade de assistir, simultaneamente, a homilia do Papa Bento XVI, que será transmitida ‘ao vivo’, diretamente da Espanha.

A programação será diversificada e incluirá diversas atrações, como apresentações artísticas, testemunhos e momentos de louvor, que serão conduzidos por diversos cantores e ministérios católicos, entre eles: Padre Fábio de Melo, Padre Omar Raposo, Banda Cristo Redentor e Sambadorando.

Os portões do ginásio serão abertos às 20 horas e a vigília acontecerá até às 6h do dia 21 de agosto. Em breve, cada secretaria paroquial receberá os ingressos para que possa repassar para os jovens paroquianos que se inscreverem.

Igreja Católica jamais tolerará violar segredo de confissão, afirma funcionário vaticano

ROMA, 29 Jul. 11 / 01:11 pm (ACI/EWTN Noticias)

O regente da Penitenciaria Apostólica, Monsenhor Gianfranco Girotti, afirmou que a Igreja Católica jamais denunciará a confissão de um fiel, após as autoridades civis da Irlanda terem anunciado uma tentativa legal para encarcerar os sacerdotes que mantenham o segredo de confissão nos casos de abuso sexual.

Em declarações ao jornal Il Foglio, Mons. Girotti indicou que “a Irlanda pode fazer os projetos de lei que deseje, mas deve saber que a Igreja jamais se submeterá à obrigação da denúncia do confessor à autoridade civil”.

No dia 14 de julho, o Primeiro Ministro irlandês, Enda Kenny, prometeu introduzir uma nova lei que levaria à prisão os sacerdotes por até cinco anos se não denunciarem às autoridades os crimes de abuso sexual revelados durante as confissões.

A proposta de lei contradiz o Direito Canônico que defende a inviolabilidade do segredo sacramental e proíbe que os confessores o traiam de modo algum sob pena de excomunhão.

Dom Girotti explicou que “para o confessor que infringe o segredo de confissão está prevista a excomunhão ‘latae sententiae’ – automática- por parte da Igreja”, e por isso é “absurda e inadmissível” a proposta de lei.

“A confissão é uma questão privada que permite que o penitente se emende, se purifique. O segredo é uma condição necessária”, mas isto “não significa que os bispos não devam vigiar os pedófilos, e feitas as oportunas verificações, pedir a estas pessoas que paguem por seus próprios crimes”, assinalou.

“Se querem violar a confissão, a resposta da Igreja será sempre não”.

“Todos –os delinqüentes– têm o dever de pagar suas contas à justiça pelos crimes cometidos, mas não diz respeito ao confessor violar o segredo. A confissão é destinada para limpar a alma perante Deus”, recordou.

Finalmente, o funcionário da penitenciaria apostólica explicou que o confessor “tem o dever de absolver –os pecados- na suposição de que se reconheça o sincero arrependimento” do penitente, e esclareceu que “a denúncia ao poder judicial, o cárcere, e as sanções previstas das leis do estado, são outra coisa diferente”.

Fonte: Biblia Católica News