quinta-feira, 30 de junho de 2011

Missa com Imposição das mãos

Convidamos você para o encerramento do SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO, que acontecerá hoje,dia 30/06(quinta-feira), às 19h30min, teremos Missa com Imposição das mãos. Venha e traga sua família e amigos!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pálio, a expressão da missão apostólica



Nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos Papas.

O que é o pálio? Ele é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apendices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta: quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecilia, em Roma.

Para fazer os pálios, elas utilizam a lã de dois cordeiros que são ofertados ao Papa anualmente, no dia 21 de janeiro, pois neste dia, celebra-se a Solenidade de Santa Inês, jovem mártir cristã dos primeiros séculos.

Uma vez confeccionados, os pálios são abençoados pelo Santo Padre, guardados numa arca junto ao tumulo do Apostólo São Pedro, o primeiro Pontífice, e entregues pelo próprio Papa, no dia 29 de junho de cada ano, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, aos Arcebispos nomeados após a celebraçao do ano anterior.

O uso do pálio, que nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos Papas, passou a ser usado pelos Metropolitas a partir do século VI, tradição que vigora até os nossos dias.

Qual o significado do pálio usado pelo Arcebispo? Para entendê-lo, é importante ter presente que a Igreja Católica está organizada pelo mundo afora em províncias eclesiásticas. Cada uma é formada por algumas dioceses (não há número determinado) e uma arquidiocese.

À frente dela esta o Metropolita, que é o Arcebispo da diocese-sede. As palavras “arqui” e “arce”, colocadas junto às palavras diocese e bispo, vêm da língua grega, e significam “a primeira”, “o primeiro”. Assim, a Arquidiocese e o Arcebispo são “a primeira” e “o primeiro”, não em linha de importância, mas para serem aquela e aquele que devem estar a serviço e promoção da comunhão.

Após a sua nomeação de Arcebispo, deve o Metropolita pedir ao Bispo de Roma, o Papa, o pálio, símbolo de seu “poder” (o serviço e promoção da comunhão) na própria Província Eclesiástica e de sua comunhão com a Sé Apostólica. Uma vez recebido [pálio], usa-o unicamente dentro das funções litúrgicas, sobre os paramentos pontificais, dentro da Província a que preside, e unicamente nela.

E bom registrar aqui uma palavra final, mostrando a visão do próprio Papa Bento XVI sobre o pálio, pronunciada na homilia que ele fez, no dia 29 de junho de 2005, ao entregá-los aos Arcebispos daquele ano: “Estais para receber o palio das mãos do Sucessor de Pedro. Fizemo-lo abençoar, como pelo próprio Pedro, pondo-o ao lado do seu tumulo. Agora ele é expressão de nossa responsabilidade comum diante do ‘supremo pastor’, Jesus Cristo, da qual fala Pedro na sua Primeira Carta.

O palio é a expressão da nossa missao apostólica. E expressão da nossa comunhão, que no ministério petrino tem a sua garantia visível”.

Ajudem-me a ser digno do pálio que estou recebendo das mãos do Papa Bento XVI - na Basílica de São Pedro, no dia 29 de junho próximo, dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo - e a usá-lo com toda a consciência do seu significado.

Fonte:www.cancaonova.com

terça-feira, 28 de junho de 2011

Um agradecimento especial




Em nome de toda Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhauma, gostariamos de agradecer a todos que ajudaram direta ou indiretamente na confecção dos tapetes de sal que nesse ano foram bem maiores do que o de costume. Sem a ajuda da comunidade,seja confeccionando os tapetes,seja na doação de material ou até mesmo nas suas orações saiba que foi de extrema importância para o sucesso de NOSSA Semana Eucarística. Para se ter uma idéia precisávamos de 430kg e recebemos de doação 508kg! Usamos 435 kg nos tapetes na paróquia e ainda sobrou 73kg que foram usados na confecção dos tapetes na Catedral. Isso tudo graças a generosidade de nossa comunidade!


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dom Orani celebra Jubileu de Safira em Bonsucesso




Raphael Freire

No último sábado, dia 25 de junho, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa de encerramento da Semana Eucarística, que marcou também o Jubileu de Safira pelos 45 anos da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso. A celebração foi concelebrada pelo pároco, Padre Márcio Queiroz, e pelo Padre Carlos Magno, que também exerce seu ministério na paróquia, juntamente com os Diáconos Vicente e Júlio César.

Agradecidos a Deus pelos 45 anos de história e perseverança da comunidade, os fiéis das Capelas de São José, São Jerônimo Emiliani, São Miguel Arcanjo, Cristo Redentor, Capela do Hospital Federal de Bonsucesso, Igreja de São Tomé, e da Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, compareceram a Santa Missa para acolher o Arcebispo e para rezar, pedindo ao Senhor que o trabalho missionário de levar o Evangelho a todas as pessoas, continue sendo realizado por muitos e muitos anos na Paróquia.

Dom Orani agradeceu o convite e afirmou estar feliz pelos 45 anos da Paróquia. Ele aproveitou o Evangelho do dia (Mateus 8,5-17), para relembrar o amor que os cristãos devem ter em primeiro lugar a Deus.

— Vemos hoje na TV muitos casos de casais onde o marido mata a mulher e vice-versa, tudo por que não colocam o amor de Deus em primeiro lugar no relacionamento, quebrando assim o círculo natural do homem que é amar a Deus sobre todas as coisas, disse Dom Orani.

O Arcebispo aproveitou para dizer aos presentes que a Paróquia só completou seus 45 anos, graças ao amor e dedicação de seus fiéis para com a casa de Deus. Para o pároco, Padre Márcio Queiroz, e para alguns paroquianos, a Semana Eucarística foi um momento de renovar a fé, e a presença de Dom Orani só veio confirmar o desejo da comunidade, de sempre caminhar em unidade com a Arquidiocese do Rio.

— Celebrar a Semana Eucarística é recordar a intimidade de Deus com a humanidade e a comunhão perfeita que brota da Santíssima Trindade e se reflete na Eucaristia, sacramento da Comunhão e da Unidade. Quando esta acontece dentro das celebrações dos 45 anos de criação da Paróquia, nos convida a refletir não somente sobre esta dimensão sacramental, mas nos leva a dimensão eclesial. Ter Dom Orani no encerramento é reafirmar a nossa unidade com o nosso bispo e com toda a Igreja. Adoramos, agradecemos e louvamos a Deus por tantos benefícios recebidos e pela fidelidade que desejamos manter com Deus no Santíssimo Sacramento. Sem esquecer da vocação de discípulos missionários que brota do batismo e se nutre na Eucaristia, disse Padre Márcio Queiroz.

— A Santa Missa foi emocionante. Dom Orani é muito carismático e a homilia foi uma benção. Achei muito importante a Semana Eucarística em nossa comunidade, porque ajudou a renovar não só a minha fé, mas a de todos os fiéis que participaram, disse Camila Tahan, que faz parte da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos da Paróquia.

— A Missa foi uma benção, tudo muito bonito. Dom Orani, como sempre, muito solicito e simpático, e a comunidade que compareceu em peso, deixaram a celebração ainda mais linda, afirmou Michel Soares, membro da Pascom na comunidade.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração foi o ofertário, onde fíeis entregaram aos celebrantes uma imagem da paróquia, os nomes das pastorais e movimentos existentes na comunidade, e 45 rosas foram depositadas aos pés da Imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Ao final da Santa Missa, as crianças da Catequese Infantil apresentaram uma dança e fizeram a coroação de Nossa Senhora. Segundo as catequistas, o intuito além de toda a temática, foi demonstrar para as crianças o quanto elas tem valor para Deus e para a Igreja.

— A Semana Eucarística foi extremamente maravilhosa. Depois de uma semana abençoada e cheia de eventos na Paróquia, nada mais gratificante que receber a benção de nosso Arcebispo. Nosso objetivo foi apresentar de forma criativa a coroação de Nossa Senhora, e demosntrar as crianças o quão importante é a participação delas em eventos da Igreja. Todas ficaram encantadas com Dom Orani, pois foi a primeira vez que elas o conheceram, contou a catequista, Bruna Felipe.

Após a coroação, Dom Orani foi presenteado com uma Imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e seguiu para a Irmandade, onde foi servido um jantar. O Arcebispo aproveitou a ocasião, para dizer algumas palavras e dar uma benção especial a equipe e aos convidados do 10º Jantar Romântico, que estava sendo promovido pelos jovens da Paróquia.

* Fotos: Camila Tahan , Raphael Belmont, Maria Eduarda e Michel Soares

6º dia da Semana Eucarística - Aniversário dos 45 anos da Paróquia


No dia em que a Paróquia completava seus 45 anos de fundação, recebemos a visita do Bispo animador do Vicariato Leopoldina, Dom Pedro Cunha da Cruz, que presidiu a Santa Missa.

Dom Pedro relembrou a história de João Batista, e disse que precisamos ter uma fé e uma dedicação parecida com a dele, pois embora soframos perseguições e preconceitos igual a João, precisamos estar firmes na caminhada.

Ao final da Missa, o Bispo foi presenteado com uma imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma e ficou agradecido pelo convite que o pároco, Pe. Márcio Queiroz, fez a ele de vir celebrar com a comunidade esse momento tão especial.



Depois da celebração, os fiéis puderem saborear vários tipos de comida típica de uma festa junina.

domingo, 26 de junho de 2011

Corpus Christi emociona fiéis em Bonsucesso



Na última quinta-feira, dia 23 de junho, a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma teve vários motivos para celebrar. A comunidade, que realiza pela primeira vez uma Semana Eucarística, está comemorando também o Jubileu de Safira, que corresponde a 45 anos de existência. Os fiéis participaram da festa de Corpus Christi, que é considerada a maior manifestação popular a Jesus Eucarístico e, além disso, comemoraram o aniversário natalício do pároco, Padre Márcio Queiroz.

Aproximadamente 400 pessoas participaram da Santa Missa, que foi celebrada na Igreja de São Tomé Apóstolo, e seguiram em procissão até a Matriz, onde foi realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Presidida por Padre Márcio, a Missa foi concelebrada pelo Padre Carlos Magno, que também exerce seu ministério na paróquia, juntamente com os Diáconos Vicente e Júlio César.

Durante a homilia, Padre Márcio ressaltou para os presentes que a Solenidade de Corpus Christi é um momento importante, pois é quando se valoriza e se reconhece a Eucaristia como o centro da vida.

— Celebrar Corpus Christi, é reconhecer que a Eucaristia é a força que vamos encontrar para viver todos os outros sacramentos. É perceber que o Corpo e Sangue de Cristo é o centro de nossa fé. E ao receber o Cristo Sacramentado, também nós, temos a missão de sermos discípulos missionários, por isso, temos que ser fiéis a Jesus Cristo, para que saibamos habitar nele, afirmou Padre Márcio.

Ao final da homilia, o padre ainda deixou uma palavra de ânimo e incentivo, para que os fiéis nunca se esqueçam que através de Jesus Sacramentado, todos podem cada vez mais buscar e aprender a ser semelhante a ele.

— Deixe-se consumir pela Eucaristia, para que diluído em nós, o Senhor Jesus possa percorrer todo nosso ser, para sermos nós cada vez mais semelhantes a ele, e para que ele nos faça cada vez mais filhos seus, disse o sacerdote.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração de Corpus Christi em Bonsucesso, foi à procissão realizada pelas ruas do bairro, onde a comunidade paroquial pôde testemunhar sua fé em Jesus Eucarístico. Durante o trajeto, moradores, comerciantes, transeuntes e curiosos paravam para rezar, cantar, olhar para o Senhor Jesus, que passava e abençoava a todos.

Os fiéis das Capelas de São José, São Jerônimo Emiliani, São Miguel Arcanjo, Capela do Hospital Federal de Bonsucesso, Igreja de São Tomé e da Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, louvaram e adoraram a Jesus Sacramentado com mais fervor quando cantaram a música “Deixa a luz do céu entrar”, não sendo ouvido qualquer outro tipo de som na Praça das Nações, a não ser a letra da canção que diz em seu refrão: “Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar. Abre bem as portas do seu coração, e deixa a luz do céu entrar”.

Já na Igreja Matriz, uma breve Adoração foi realizada, e a benção do Santíssimo foi dada aos fiéis. No término, paroquianos de diversas pastorais e movimentos fizeram suas homenagens ao pároco, que completava mais um ano de vida. Após as palavras de carinho e afeto ao pastor que conduz a Paróquia, foi servido um jantar em comemoração pelo aniversário do mesmo, que contou com a presença não só de paroquianos, mas também de outros irmãos sacerdotes e amigos mais próximos, que vieram lhe dar um abraço e celebrar seu aniversário.

Texto: Raphael Freire
Fotos: Murilo Oliveira e Winícius Rocha

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Resumo do 4º dia da Semana Eucarística




Na noite de quarta-feira a nossa Paróquia recebeu uma visita especial, a do Bispo Dom Paulo Cézar Costa que celebrou a Missa no 4º dia da Semana Eucarística. Dom Paulo aproveitou o evangelho do dia para comparar a paróquia com uma árvore boa que ao longo dos seus 45 anos deu "bons frutos" e disse para que continuemos firmes na caminhada e que não desanimemos. Agradeceu ao convite e elogiou a comunidade. Logo após a missa tivemos a noite do cachorro quente e do mousse.



Confira algumas fotos:






quarta-feira, 22 de junho de 2011

O que aconteceu no 3º dia da Semana Eucarística

Ontem tivemos mais um dia da Semana Eucarística que marca o Jubileu de Safira de nossa Paroquia pelos seus 45 anos. O tema do dia foi "Jesus Eucarístico resgata a dignidade humana".Começou com Adoração ao Santíssimo e em seguida com o Santo Terço. Por volta das 19h30min tivemos a Santa Missa presidida pelo Pe. Francisco Reinaldo da Paróquia de São Sebastião em Vargem Grande.



Aproveitou para elogiar a paróquia que estava lotada, especialmente se tratando que era uma terça-feira(algo atipico em nossa comunidade), falou ainda das pessoas que seguem a Jesus e são perseguidos por sua fé,citou o sacrifício de Abraão e falou ainda do serviço da igreja que é baseado no amor ao próximo,sem distinção. Disse que o dever principal de qualquer cristão é amar ao próximo e que a nossa lei é o Evangelho e o nosso modelo é Jesus.




Ao final da celebração deu a benção e parabenizou a Paróquia pelo seu aniversário. Depois da missa tivemos a noite do pastel e do brigadeiro.
















Texto: Michel Soares

Fotos: Murilo Oliveira

terça-feira, 21 de junho de 2011

Por que é comemorado o Corpus Christi?





No feriado de Corpus Christi católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”. Mas, o que exatamente significa isso e por que esse feriado não é comemorado sempre no mesmo dia, em todos os anos?

A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

Hóstias

As hóstias são feitas de farinha de trigo e água. Antigamente eram feitas apenas por religiosos, mas hoje em dia, a coisa mudou. Existem fábricas espalhadas pelo mundo todo que produzem apenas hóstias. Elas são comercializadas em pacotes de mil unidades. Não existe “fórmula secreta”, já que os ingredientes não podem variar, porém, de acordo com os fabricantes, o segredo está em bater e cortar a massa, para que ela fique consistente e não esfarele quando for partida pelo padre durante a santa missa. As hóstias têm ainda um prazo de validade – 6 meses – e, atualmente, são comercializadas até pela Internet. Mas, lembre-se, hóstia consagrada só mesmo após a transubstanciação.

Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

No Brasil, algumas procissões são famosas, como a da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, que foi inclusive a primeira cidade brasileira a enfeitar as ruas nessa data. As cidades do interior do Brasil são as que mais se destacam no “quesito” procissões. Matão, no interior de São Paulo, realiza uma das procissões mais famosas do Brasil. Destaque também para as procissões de Castelo (ES), São José do Rio Preto (SP), Rodeio (SC), Cabo Frio (RJ), entre outras.

E quando se comemora o Corpus Christi?

O feriado de Corpus Christi é uma das festividades móveis que giram em torno da Páscoa. A Páscoa é comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia de 21 de março. Veja como funcionam essas festividades móveis que são calculadas a partir da Páscoa:

- Quaresma: período que compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa;

- Domingo de Ramos: domingo que antecede o domingo de Páscoa;

- Pentecostes: celebrado após 50 dias do domingo de Páscoa;

- Corpus Christi: celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes.


Fonte: Curiosidadescatolicas.blogspot.com

O que rolou no 2º dia da Semana Eucarística













Ontem dia 20/06/11, tivemos o 2º dia de comemoração do Jubileu de Safira (45 anos) de nossa Paróquia da Semana Eucarística. Nossos paroquianos demonstraram muita devoção e fé ao nosso Senhor, pois a cada instante nossos fieis se emocionaram e aclamaram maravilhosamente todo o seu amor perante a Jesus Cristo. Participamos da adoração ao Santíssimo Sacramento, o Santo Terço meditado e a Missa que foi presidida pelo assessor das mídias Sociais Pr. Jefferson Gonçalves. A união e companheirismo das pastorais e comunidades responsáveis pela liturgia do dia (Apostolado da Oração, Legião de Maria, Comunidade da Varginha e Pastoral da Comunicação ) era evidente,pois a celebração foi divina e belíssima. Logo após a missa tivemos uma festa social, com muita pizza e canjica.

Venham participar conosco dessa comemoração magnífica de amor e fé a nossa Paróquia. E hoje tem mais!!!













Texto: Bruna Felipe
Fotos: Michel Soares

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Começou a Semana Eucarística!


O dia de ontem, foi um domingo especial. Marcado pela inicio da 1ª edição da Semana Eucarística que comemora o Jubileu de Safira pelos 45 anos de nossa Paróquia cujo tema é: 45 Anos de Fidelidade a Jesus Eucarístico. Pela manhã tivemos inicio com a Santa Missa presidida por Pe.Márcio Queiroz que falou da importância da comunidade na história da paróquia e também aproveitou a oportunidade para apresentar a comunidade o Diácono Júlio César que veio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ramos, para auxiliar a partir de agora (o diácono Vicente continua conosco também). Durante o ofertório um jovem levou a bandeira da Irmandade representando o passado, presente e futuro de nossa paróquia e uma criança da catequese levou uma camisa da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos.
Depois da Missa a Comunidade ainda pode saborear um delicioso café da manhã preparado e servido no Salão paroquial.
À tarde tivemos Adoração ao Santíssimo, em seguida o Santo Terço Meditado e depois a Santa Missa presidida por Pe.Carlos Magno, ao final na missa a comunidade presente cantou parabéns ao padre que fazia aniversário no dia. Para encerrar o domingo, tivemos ainda um louvor com o Ministério de Robinho Ventura.
O dia também marcou a estréia do Tapete de Sal que mostra 5 figuras que contam um pouco a historia de nossa igreja, os tapetes ficarão expostos até o sábado(25) quando se encerra a Semana Eucarística com Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
A Paróquia ao longo dessa semana ficará aberta para orações e visitações aos tapetes das 9h até as 15h. E ainda teremos adoração todos os dias a partir das 18h, com Missas e em seguida festa social com festival de algum tipo de prato salgado e um doce!
Venha participar de nossa Semana Eucarística! Venha se juntar a toda comunidade para comemorar os 45 anos de oração e trabalhos para Cristo.


Mais uma Sessão do Cineclube realizada!

No último sábado(18) realizamos mais uma sessão do nosso cineclube. O filme exibido foi "Prova de Fogo". No final da sessão ouve uma pequena palestra sobre o tema "Matrimônio" realizado por um casal,Beto e Lili. Eles falaram das dificuldades de um relacionamento a dois, do companherismo e da dedidação que ambos têm que ter para um casamento santo e bem sucedido. Agradecemos a todos que participaram e em julho teremos mais!


sexta-feira, 17 de junho de 2011



JUBILEU DE SAFIRA
45 ANOS DE FIDELIDADE A JESUS EUCARÍSTICO



PROGRAMAÇÃO

Dia 19/06 – ABERTURA DA SEMANA
08h – MISSA Presidida por Pe. Márcio Queiroz.
16h – ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO
– SANTO TERÇO MEDITADO
17h – MISSA Presidida por Pe. Carlos Magno
– LOUVOR: Ministério Robinho Ventura
FESTA SOCIAL: Café da manhã por adesão

Dia 20/06 (segunda-feira)
Tema: Jesus Eucarístico ilumina os meios de comunicação social.
18h30 – ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO
– SANTO TERÇO MEDITADO
19h30 – MISSA Presidida por Pe. Jefferson Gonçalves.
FESTA SOCIAL: Noite da Pizza e Sorvete

Dia 21/06 (terça-feira)
Tema: Jesus Eucarístico resgata a dignidade humana.
18h30 – ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO
– SANTO TERÇO MEDITADO
19h30 – MISSA Presidida por Pe. Francisco Reinaldo
FESTA SOCIAL: Noite do Pastel e brigadeiro

Dia 22/06 (quarta-feira)
Tema: Jesus Eucarístico fortalece o discípulo missionário.
18h30 – ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO
– SANTO TERÇO MEDITADO
19h30 – MISSA Presidida por Dom Paulo Cézar Costa
FESTA SOCIAL: Noite do cachorro-quente e mousse


Dia 23/06 (quinta-feira – Solenidade Corpus Christi)
Tema: Jesus Eucarístico fonte da Graça.
15h – MISSA Presidida por Pe. Márcio Queiroz.
– PROCISSÃO SS. SACRAMENTO
– ADORAÇÃO SS. SACRAMENTO
FESTA SOCIAL: Jantar por adesão

Dia 24/06 (sexta-feira)
Tema: Jesus Eucarístico promotor da unidade eclesial.
18h30 – ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO
– SANTO TERÇO MEDITADO
19h30 – MISSA Presidida por Dom Pedro Cunha
FESTA SOCIAL: Cachorro quente, churrasquinho, pastel, coxinha, pizza, bolinho de bacalhau, salsichão, canjica, bolo (aipim, chocolate, etc).

Dia 25/06 (Sábado – ENCERRAMENTO DO JUBILEU)
TEMA: Jesus Eucarístico e a fidelidade da Igreja que celebra 45 anos de caminhada.
16h – ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO
– SANTO TERÇO MEDITADO
17h – MISSA Presidida por Dom Orani João Tempesta
FESTA SOCIAL: Jantar Romântico

“EU SOU O PÃO DA VIDA” (Jo 6,48)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sábado mais uma sessão do Cineclube!

No próximo sábado, realizaremos mais uma sessão do nosso cineclube e aproveitando o mês dos namorados o filme que será exibido será "Prova de Fogo" onde a história principal gira em torno das dificuldades de um casamento.


Convidamos a todos, em especial aos casais de nossa comunidade a participarem. Logo após o final da sessão, teremos o tradicional debate sobre o filme onde poderemos trocar impressões e experiências de vida. Venha e traga sua família.


Entrada gratuita.


Local: Salão paroquial.


Hora: logo após a missa da catequese infantil(por volta das 18h)



Esperamos por você!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campanha da Fraternidade de 2013: “Fraternidade e Juventude”

Faltando apenas dois meses para o início da Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer entre os dias 16 e 21 de agosto, em Madri, e com o anúncio de que o próximo país a sediar a Jornada, em 2013, poderá ser o Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coloca mais uma vez a juventude como protagonista da Campanha da Fraternidade.
Em reunião desde o dia 14 de junho, na sede da CNBB, o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), escolheu como tema da Campanha da Fraternidade de 2013, “Fraternidade e Juventude”. Essa não é a primeira vez que a CNBB trata de questões ligadas aos jovens. Em 1992, a campanha trazia como emblema: “Juventude - caminho aberto”. Já o lema de 2013, só será decidido na próxima reunião do CONSEP.

Uma petição foi organizada pelo Setor Juventude da CNBB, pedindo que todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, entre outros, somassem forças para solicitar aos Bispos do Brasil a aprovação da proposta. Cerca de 300 mil assinaturas foram recolhidas, devido à mobilização de jovens de todo o Brasil. A coordenadora da Pastoral da Juventude do Rio (PJ RIO), Juliana Fernandes, fala sobre a mobilização que pretende iniciar nos grupos jovens cariocas.

— Nós acolhemos com muita alegria essa decisão da CNBB de trabalhar a Campanha da Fraternidade na juventude, umas das áreas prioritárias da Igreja. Trabalhamos no recolhimento das assinaturas e estávamos esperançosos por esse olhar aos jovens. Enquanto pastoral da juventude iremos nos articular para trabalhar esse tema com os nossos grupos de base e caminharmos juntos com essa conquista, diz Juliana.

Além de outros temas, o tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo foram defendidos e apresentados pelo Setor da Mobilidade Humana da CNBB, mas não receberam votos. A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos. A campanha de 2012 falará sobre “Fraternidade e saúde pública”.

*Fotos: CNBB e arquivo pessoal.
Fonte: www.arquidiocese.org.br