quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Adoração ao Santíssimo em Ação de Graças e Confraternização nessa quinta-feira!



Convidamos a todos para partiparem da Confraternização que irá acontecer nessa quinta-feira,dia 30/12. Começaremos às 19h30min com Adoração ao Santíssimo em Ação de Graças para agradecer a mais um ano que passou e rezarmos por 2011. Em seguida teremos a reapresentação do Auto de Natal que foi organizado pelos jovens, e para finalizar teremos uma pequena confraternização, onde iremos partilhar alguns comes e bebes. ESPERAMOS VOCÊ LÁ! SUA PRESENÇA É E SEMPRE SERÁ MUITO IMPORTANTE NA NÓS!

Para celebrar o Ano Novo


A Arquidiocese do Rio terá uma programação especial para celebrar o Ano Novo. No dia 31, às 18 horas, o Arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, presidirá a santa missa na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.

No mesmo dia, o Santuário Cristo Redentor do Corcovado realizará uma vigília ecológica pela paz. Segundo o Padre Omar Raposo, reitor do Santuário, rezar com essas intenções é muito importante, porque várias realidades integram-se no local: ecologia, fé e turismo. A celebração começará às 22h30, presidida por Dom Orani Tempesta, com a participação de fiéis, seminaristas e presbíteros.

— Fiéis têm subido, a cada ano, para rezar junto ao nosso Arcebispo, que presidirá uma missa e dará uma benção aos quatro pontos cardeais do planeta. Mais uma vez, ele convocará todos a olharem para o Cristo Redentor, disse o reitor do Santuário, Padre Omar Raposo.

Também será feito o anúncio solene sobre a comemoração dos 80 anos do monumento do Cristo Redentor, eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Contemporâneo. Para destacar a importância do tema ecologia, os participantes receberão de brinde água coletada da Floresta da Tijuca. A vigília ecológica pela paz será transmitida ao vivo pela Rádio Catedral, pela Rede Vida de Televisão e terá cobertura da TV Web Redentor, da Arquidiocese do Rio.

Dia 1º de janeiro

No Dia Mundial da Paz, comemorado em 1º de janeiro, uma santa missa será celebrada às 10h, na Catedral de São Sebastião, presidida pelo pároco, monsenhor Aroldo Ribeiro.

No Santuário do Cristo Redentor, Dom Orani celebrará uma missa às 9h30. A primeira missa do ano, no Corcovado, será um momento de grande celebração:

— A santa missa terá uma motivação muito especial. Vamos orar pela paz. O povo brasileiro, o povo carioca, ao despertar para o ano de 2011, terá a oportunidade de levar seus pedidos ao Cristo Redentor, destacou Padre Omar Raposo. Para quem não puder ir, a celebração será transmitida ao vivo pela Rádio Catedral e pela Rede Vida de Televisão.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Santuário da Penha reúne fiéis para clamar pela paz

O Santuário de Nossa Senhora da Penha reuniu milhares de fiéis para a “Tarde de Oração pela Paz” no último domingo, 26 de dezembro — dedicado à Sagrada Família. Estiverem presentes o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Mário Sérgio Duarte e outras autoridades militares. O objetivo do evento foi clamar pela paz na cidade do Rio de Janeiro. Coube ao Secretário Geral da CNBB e Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Dimas Lara Barbosa, presidir a Santa Missa Campal na Concha Acústica.

A programação teve início às 15h com o show das bandas católicas Sinai, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Parada de Lucas; Inspiração Divina, da Paróquia São José Operário, na Ilha do Governador; e Robinho Ventura e Banda, da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma.

O Padre Márcio Queiroz, da Paróquia de Nossa Senhora. do Bonsucesso de Inhaúma, lembrou a importância de recordar o que Deus já realizou:

— Esta tarde de Oração não é apenas para pedir paz , mas também para reconhecermos a paz que Deus já colocou em nossas vidas e em nossos corações, disse.

Na Santa Missa, concelebrada pelo Reitor do Santuário, Padre Serafim Fernandes, pelo Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes, e por outros padres da Arquidiocese do Rio, Dom Dimas destacou que “todas as pessoas que trabalham, pregam e contribuem com a paz são perseguidas”. Deu o exemplo do próprio Jesus Cristo, que pregou a justiça e a paz. Ressaltou também que “quando Jesus era criança foi perseguido pelo Rei Herodes e aos 33 anos, morreu em consequência da violência que reinava no coração de alguns dos seus contemporâneos”. O Bispo enfatizou também a “necessidade de despertarmos para a co-responsabilidade, no que respeita ao bem comum e de que não devemos esperar somente do poder público a solução de todos os problemas.”

O Bispo lembrou de pontos necessários para se construir a tão sonhada paz:

— Devemos viver em fraternidade, união, justiça, perdão, esperança, educação e saúde. Há pontos que dependem de nós, outros são função do Estado. Queremos, então, pedir para que os governantes continuem na sua tarefa de pacificação e desenvolvimento do bem-estar social, através da segurança, da moradia, da urbanização e do lazer.

Dom Dimas destacou ainda que as famílias “têm um papel fundamental na mediação de conflitos, na construção da paz, e na disseminação de bons valores que ajudem a construir um mundo melhor”

Após a Santa Missa houve a apresentação de algumas músicas coreografadas pelo Projeto Luar de Dança, com a participação dos cantores Isaias Carneiro, da Comunidade Coração Novo, com a música “Mãe da Penha”, de sua autoria, e Nair Araújo, com as músicas “Romeiro da Penha” e “Subindo a Escadaria”. Jerry Adriani, além de interpretar a Oração de São Francisco e a “Ave-Maria de Gounod”, cantou a música "Oração pela paz de Nossa Senhora da Penha”, composta por ele, no Santuário. Em seguida, Padre Serafim abençoou as velas e disse que “este ato de clamor pela paz simboliza a solidariedade para com este povo sofrido, buscando sempre renovar a esperança em dias melhores”.

O momento mais marcante foi quando os milhares de devotos lotaram a escadaria do Santuário, acenderam velas e rezaram pela Paz.


Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Auto de Natal - Parte 01(Dia 24.12.10)

Auto de Natal - Parte 02 (Dia 24.12.10)

Auto de Natal - Parte 03 (Dia 24.12.10)

Auto de Natal - Parte 04 (Dia 24.12.10)

domingo, 26 de dezembro de 2010

Dom Oranir celebra missa de Natal no Santuário da Penha


O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrou na manhã de Natal a Missa solene de Natal, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, Zona Norte do Rio. Esta é a primeira vez que a Missa de Natal é realizada nesta igreja e o evento ocorreu em comemoração à ocupação da Polícia Militar no Complexo do Alemão, próximo ao Santuário.
Cerca de 5 mil pessoas estavam presentes. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, foi a única autoridade presente na celebração. Alguns atores também participaram da cerimônia, como Milena Toscano.
No ínicio da Missa o arcebispo ressaltou a nova fase que começa na região, fazendo uma analogia com o espírito de vida nova do Natal.
"Havia um desejo de que a vida fosse plena e isso aconteceu. É uma vida nova acontecendo", disse Dom Orani.
Ao fim da solenidade, Beltrame carregou uma imagem do menino Jesus para fora da igreja. O arcebispo abençoou a cidade, e desceu a escadaria da Penha cercado de crianças que carregavam balões com pedidos de paz .

Oração da Sagrada Família


Senhor Jesus Cristo,


Vós restauraste a família humana , restabelecendo a primitiva unidade,
vivendo com Maria, Vossa Mãe, e São José, o pai adotivo, durante 30 anos em Nazaré.

Afastai das famílias do mundo os males que as ameaçam.

Ajudai-nos a promover em nossas famílias,
em todos os lares de nossa pátria,
os sentimentos e os propósitos de união indissolúvel,
amor generoso,
fidelidade permanente e perseverança constante na Vossa graça.
Assim seja.

Ave-Maria, Pai Nosso e Glória

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo


25/Dezembro

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

No Natal de 1953, comentando num artigo a célebre frase de São João "A Luz brilhou nas trevas (1, 5), o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira assim escreveu: "Foi com estas palavras que o Discípulo amado anunciou, para seu tempo e para os séculos vindouros, o grande acontecimento que celebramos neste mês. Fórmula sintética, sem dúvida, mas que exprime o conteúdo inexaurivelmente rico, do grande fato: havia trevas por toda a parte, e na obscuridade dessas trevas se acendeu a Luz. Qual a razão destas metáforas? Por que luz? Por que trevas? Os comentadores são unânimes em afirmar que as trevas que cobriam a terra quando o Salvador nasceu eram a idolatria dos gentios, o ceticismo dos filósofos, a cegueira dos judeus, a dureza dos ricos, a rebeldia e o ócio dos pobres, a crueldade dos soberanos, a ganância dos homens de negócio, a injustiça das leis, a conformação defeituosa do Estado e da sociedade, a sujeição do mundo inteiro à prepotência de Roma. Foi na mais profunda escuridão dessas trevas que Jesus Cristo apareceu como uma luz. Qual a missão da luz? Evidentemente, dissipar as trevas. De fato, aos poucos, foram elas cedendo. E, na ordem das realidades visíveis, a vitória da luz consistiu na instauração da Civilização Cristã que, ao tempo de sua integridade, foi, embora com as falhas inerentes ao que é humano, autêntico Reino de Cristo na terra" (transcrito de "Catolicismo", dezembro de 1953).

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal


Natal é muito mais que enfeites presentes, festas, luzes e comemorações...

Natal quer dizer nascimento, vida, crescimento...

E o Natal de Jesus tem um significado muito especial para o Mundo.

Geralmente não se comemora o nascimento de alguém que morreu há mais de dois
milênios, a menos que esse nascimento tenha algo a nos ensinar.

Assim pensando, o Natal de Jesus deve ser meditado todos os dias, e vivido da melhor maneira possível.

Se assim é, devemos convir que Natal é muito mais do que preencher um
cheque e fazer uma doação a alguém que necessita dessa ajuda.

É muito mais do que comprar uma cesta básica e entregar a uma família pobre...

É muito mais que a troca de presentes, tão costumeira nessa época.

É muito mais que reunir a família e cantar.

É muito mais que promover o jantar da empresa e reunir patrões e empregados em torno da mesma mesa.

A verdadeira comemoração do Natal de Jesus é a vivência de Seus ensinos no dia-a-dia.

É olhar nos olhos daqueles que convivem conosco e buscar entender, perdoar, envolver com carinho esses seres humanos que trilham a mesma estrada que nós.

É se deter diante de uma criança e prestar atenção no que os seus olhos dizem sem palavras...

É sentir compaixão do mais perverso criminoso, entendendo que ele é nosso irmão e que se faz violento porque desconhece a paz.

É preservar e respeitar a natureza que Deus nos concede, como meio de progresso, e fazer esforços reais para construir um mundo melhor.

O Natal é para ser vivido nos momentos em que tudo parece sucumbir...

Nas horas de enfermidades, nas horas em que somos traídos, que alguém nos calunia, que os amigos nos abandonam...

Tudo isso pode parecer estranho e você até pode pensar que essas coisas não têm nada a ver com o Natal.

No entanto, Jesus só veio à Terra para nos ensinar a viver, e não para ser lembrado de ano em ano, com práticas que não refletem maturidade, nem desejo sincero de aprender com Essa Estrela de primeira grandeza...

Ele viveu o amor a Deus e ao próximo...

Ele viveu o perdão...

Sofreu calúnias, abandono dos amigos, traição, injustiças variadas...

Dedicou Suas horas às almas sedentas de amor e conhecimento, não importando se
eram ricos ou pobres, justos ou injustos, poderosos ou sem prestígio nenhum.

Sua vida foi o maior exemplo de grandeza e sabedoria.

Por ser sábio, Jesus jamais estabeleceu qualquer diferença entre os povos, não criou nenhum templo religioso, não instituiu rituais nem recomendou práticas exteriores para adorar a Deus ou como condição para conquistar a felicidade.

Ele falava das verdades que bem conhecia, das muitas moradas da Casa do Pai, da necessidade de adorar a Deus em Espírito e Verdade, e não aqui ou ali, desta ou daquela forma.

Falou que o Reino dos Céus não tem aparências exteriores, e não é um lugar a que chegaremos um dia, mas está na intimidade do ser, para ser conquistado na vivência diária.

E é esse reino de felicidade que precisa ser buscado, aprendido e vivido nos mínimos detalhes, em todos os minutos de nossa curta existência...

Bem, Natal é tudo isso...

É vida, e vida abundante...

É caminho e verdade...

É a porta...

É o Bom Pastor...

É o Mestre...

É o maior Amigo de todos nós.

Pense em tudo isso, e busque viver bem este Natal...
Feliz Natal!!!!!!!!!!!

(Autor desconhecido)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BISPO EMÉRITO DE LIMOEIRO DO NORTE (CE) RECUSOU COMENDA DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO FEDERAL

O bispo emérito de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson da Cruz, 86, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara, entregue hoje, 21, no Senado Federal, a pessoas que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos. Dom Edmilson, que teve seu nome indicado pelo senador Inácio Arruda (CE), disse que receber a Comenda seria “um desrespeito aos direitos humanos do contribuinte” por causa do aumento de 61% do salário que os parlamentares se deram na semana passada.

“A condecoração hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os Senhores e Senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la!”, disse o bispo.

Para dom Edmilson, o aumento do salário recebido pelos parlamentares deveria ser na mesma proporção do aumento do salário mínimo e do aposentado. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isto não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os Direitos Humanos do nosso povo”.

Além de dom Edmilson, foram condecorados o bispo emérito de São Felix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga; os defensores públicos, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso e o deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. A escolha dos nomes foi feita pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH).

Confira a íntegra do discurso de dom Edmilson


--------------------------------------------------------------------------------

Discurso de Dom Manuel Edmilson da Cruz, Bispo Emérito da Diocese de Limoeiro do Norte – CE, durante a outorga da Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara, conferida pelo Senado Federal, no dia 21 de dezembro de 2010

A surpresa chegou aos meus ouvidos à noitinha, quinta-feira 16 de dezembro. Como o alvorecer da aurora e a vibração cantante de um bom-dia. Mais que surpresa: era como se alguém de extraordinária generosidade tivesse enfocado uma libélula projetando a sua leveza e levando-a a atingir as proporções de um águia ou de um condor.

Passa por esse crivo o meu cordial agradecimento ao senhor Senador Inácio Arruda, aos seus ilustres Pares que o apoiaram e a todo Congresso Nacional.

Pensei, em vista dos meus oitenta e seis anos, em receber essa honraria por meio de um representante. Mas Congresso Nacional merece respeito. Verdadeiro Congresso Nacional é sinal de verdadeira democracia.

A honrosa condecoração, porém, dos Pais da “Pátria”, (como diriam os Romanos “Patres Conscripti”), me faz refletir. Precatórios que se arrastam por décadas; aposentados, idosos com suas aposentadorias reduzidas; salários mínimos que crescem em ritmo de lesmas... depois de três meses de reivindicações e de greves, os condutores de ônibus do transporte coletivo urbano de Fortaleza, dos cerca de 26% de aumento pretendido, mal conseguiram e a duras penas, pouco mais de 6%, quer para a categoria, quer para o povo, principalmente os pobres da quinta maior cidade do nosso Brasil.

Pois é exatamente neste momento que o Congresso Nacional aprova o aumento de 61% dos honorários de seus Parlamentares que em poucos minutos chegam a essa decisão e ao efeito cascata resultante e o impõe ao povo brasileiro, o seu, o nosso povo. O povo brasileiro, hoje de concidadãos e concidadãs, ainda os considera Parlamentares? Graças ao bom Deus há exceções decerto em tudo isso. Mas excetuadas estas, a justiça, a verdade, o pundonor, a dignidade e a altivez do povo brasileiro já tem formado o seu conceito. Quem assim procedeu não é Parlamentar. É para lamentar. Prova disto? Colha na Internet.

Bem verdade é que a realidade não é assim tão simples e a desproporção numérica, um dado inarredável. Já existe – e é de uma grandeza bem aventurada! – o SUS; o bolsa família. Aí estão trinta milhões de brasileiros, que da linha de pobreza, às vezes até da indigência, alcançaram a classe média. É verdade a atuação do Ministério da Saúde. Existe o Ministério da Integração Nacional. É verdade! Mas não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta. Maldita realidade desumana, desalmada! Ela já é em si uma maldição. E me faz proclamar em pleno Congresso Nacional, como já o fiz em Assembléia Estadual e em Câmara Municipal: Quem vota em político corrupto está votando na morte! Mesmo que ele paradoxalmente seja também uma pessoa muito boa, um grande homem. Ainda não do porte de um Nelson Mandela que, ao ser empossado Presidente da República do seu país, reduziu em 50% o valor dos seus honorários.
Considerações finais

Senhores e Senhoras,

Sinto-me primeiro, perplexo; depois, decidido. A condecoração hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Camara. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os Senhores a Senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la! Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, a cidadã contribuintes para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade do seu trabalho. É seu direito exigir justiça e eqüidade em se tratando de honorários e de salários. Se é seu direito e eu aceitar, estou procedendo contra os Direitos Humanos. Perderia todo o sentido este momento histórico. O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isto não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os Direitos Humanos do nosso povo.

A atitude que acabo de assumir, assumo-a com humildade. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz com os meus sinceros votos e uma oração por um abençoado e Feliz Natal e um próspero e Feliz Ano Novo!
DEUS SEJA BENDITO PARA SEMPRE!

FONTE: CNBB www.cnbb.org.br/site

Confraternização dos Jovens e Adultos da Iniciação Cristã e do Grupo Jovem Renovados!



Jovens e Adultos da Iniciação Cristã junto com o Grupo Jovens Renovados fizeram uma grande confraternização no último domingo,19/12. Todos se reuniram para festejar e agradecer a Deus por mais um ano de trabalho e graças alcançadas. Todos trocaram cartões de Natal, num amigo secreto que foi organizado.
As reuniões da Iniciação Cristã se encerraram no último domingo e só retornarão no dia 09 de janeiro de 2011 às 15h. Já o Grupo Jovem Renovados só retornarão no dia 08 de janeiro às 18h. Lembrando que os jovens estão organizando o Auto de Natal que acontecerá na Paróquia no próximo dia 24/12 às 18h30min.
A Juventude mostrando a força na nossa comunidade!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Horário de Missas nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro

Atenção para os horários e locais de Missa nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro.

Dia 24 - 18h30min Auto de Natal e Santa Missa na Matriz

Dia 25 - 09h00min Missa Irmâs de Calcutá
- 09h30min Missa Santuário da Penha com Dom Orani
- 10h00min Missa Hospital Geral de Bonsucesso
- 17h00min Missa Igreja Matriz
- 18h00min Missa Igreja de Sao Tomé

Dia 26 - 08h00min Missa Matriz
- 10h30min Missa Igreja de São Miguel Arcanjo (Mandela)
- 10h30min Missa Igreja de São José (Amorim)
- 14h00min Tarde Oração pela Paz no Santuário da Penha
- 18h30min Missa Igreja de São Sebastião (Varginha)

sábado, 18 de dezembro de 2010

ASSEMBLEIA DE PASTORAL PAROQUIAL


Estiveram reunidos os representantes das pastorais e movimentos presentes na vida pastoral de nossa Paróquia para avaliar, estudar e plenejar os passos a serem dados na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Embora o número de participantes tenha sido inferior ao esperado, a representatividade foi quase de 100%.

Após um breve momento de oração, os presentes foram acolhidos pelo pároco, Pe. Márcio Queiroz, que conduziu imediatamete os trabalhos da Assembleia. Num primeiro momento se falou sobre o 2º texto do 11º PPC que foram estudados ao longo dos ultimos meses. O relatórios preparados foram entregue e uma equipe de colaboradores irá redigir o relatório final que será enviado ao Vicariato.

Em seguinda foi feita uma avaliação do ano de 2010 e das prioridades assumidas na Assembleia anterior. A avaliação foi positiva, embora sejam unamines em afirmar que podemos melhorar. As prioridade assumidas na última assembeia foram formação e construção da unidade. Infelizmente a primeira, embora tendo sido oferecida pela Paróquia, não foi aderida pelos agentes de pastoral; a segunda, por sua vez, houve um crescimento maior principalmente em relação a participação de todos nos eventos e momentos fortes da comunidade.

Finalmente, foi feito o planejamento e calendário do ano 2011, contemplando todas as atividades pastorais que serão desenvolvidas na Paróquia.

Como prioridades para o próximo ano 2011 ficaram: a Iniciação Cristã e a Espiritualidade.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mensagem do Papa para o 44º dia mundial da paz


Foi apresentada nessa quinta-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial da Paz sobre o tema “Liberdade religiosa, caminho para a paz”. Participou da apresentação, entre outros, o Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.

Na sua mensagem do ano passado o Papa Bento XVI lançou um apelo para “combater a pobreza” e “construir a paz”. O Santo Padre assinalou que a miséria, pisando os direitos de centenas de milhões de pessoas, favorece e agrava os conflitos. A mensagem denunciou ainda “o aumento da desiguldade entre ricos e pobres”. Um drama ainda mais inaceitável, advertiu o Papa, porque ocorre enquanto aumentam os gastos militares e não se interrompe a corrida armamentista.

Para combater a pobreza, foi a exortação do Papa Bento XVI, todos nós podemos fazer alguma coisa, em primeiro lugar, mudando “estilos de vida, modelos de produção e consumo”, bem como “as estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades”.

Na mensagem, o Papa insistiu fortemente “no respeito pela criação”, auspiciando uma nova “responsabilidade ecológica” e uma nova solidariedade para com aqueles que vivem na pobreza. “Se você quiser cultivar a paz, proteja a criação” foi o tema do documento que recorda como hoje muitos conflitos surgem por razões ambientais, tais como o acesso aos recursos naturais. Bento XVI mostrou mais uma vez como é essencial a mudança no estilo de vida e auspiciou “a adoção de um modelo de desenvolvimento baseado na centralidade do ser humano”.

Fonte: catolicanet.com

Grande expectativa para a Festa de São Sebastião


Nice Affonso

Na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, houve a grande reunião preparatória para a Festa em honra ao Padroeiro da Arquidiocese. “São Sebastião: o mensageiro da paz” percorrerá o Rio de Janeiro por 13 dias.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, esteve presente ao encontro que reuniu o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Padre Marcos William Bernardo, o Coordenador de Eventos de Massa, Padre Omar Raposo, o assessor de imprensa, Adionel Carlos, vários membros do clero arquidiocesano e representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, no Edifício João Paulo II, na Glória.

— Quero deixar, aqui, o meu agradecimento pessoal e o da Arquidiocese a cada um que, junto de nós, tem o desejo de, com São Sebastião, fazer o bem à Cidade, destacou Dom Orani, na abertura da reunião.

O Vigário Episcopal para a Comunicação Social recordou o sucesso da novena de São Sebastião do ano passado e afirmou que tudo foi tão bem sucedido porque houve uma verdadeira integração de todas as frentes de trabalho envolvidas, externando, assim, o seu desejo de que nesta edição do evento o mesmo aconteça.

Desta vez, a Arquidiocese do Rio vai vivenciar a Trezena de São Sebastião, a partir do dia 07 de janeiro. A imagem do Padroeiro, acompanhada por um belo cortejo, irá a comunidades carentes e também visitará órgãos públicos, idosos e enfermos. Vai receber homenagens das paróquias e capelas dedicadas ao Santo, de esportistas, de militares e de pessoas ligadas ao mundo do samba.

Um momento muito especial será a visita ao Vidigal, no sábado, dia 8. Quando a Arquidiocese estará celebrando os 31 anos da visita do Papa João Paulo II à Comunidade. O Arcebispo fará o mesmo percurso que João Paulo II, na época, e celebrará missa no local.

A ida à Ilha de Paquetá, no dia 17, também promete muitas emoções, ao recordar a parte histórica. A embarcação, em direção ao seu destino, passará pela Praia do Flamengo e, na altura do monumento a Estácio de Sá, Dom Orani fará uma oração pelos mortos na batalha entre portugueses, franceses e índios, quando da aparição de São Sebastião.

A missa de encerramento da trezena acontecerá no Convento de Santo Antônio, no Centro do Rio, no dia 19. Para a Festa de São Sebastião, em 20 de janeiro, missa, procissão e auto fazem parte do roteiro.

* Foto: Gustavo de Oliveira

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Espiritualidade do Advento

Dom Orani João Tempesta - Arcebispo Metropolitano

Com o Advento, iniciamos com a Igreja um novo Ano Litúrgico. Neste ano, na liturgia, série ano A, seremos guiados pelo evangelista Mateus. O tempo do Advento é o tempo de espera, acolhida do Senhor e preparação para o santo Natal. São quatro semanas que antecedem a data em que celebramos a encarnação do Verbo em nossa história. Neste tempo, a Igreja entoa o cântico de esperança pela chegada do príncipe da paz, o Emanuel (Deus conosco). O refrão: “Vem Senhor, vem nos salvar. Vem sem demora nos dar a paz”, cântico que expressa liturgicamente o sentido do Advento.

É sentimento do povo que espera ansiosamente a libertação. Este tempo tem dupla característica: preparação para as solenidades do Natal, nas quais se recorda a primeira vinda do filho de Deus no meio dos homens (Advento natalício), simultaneamente, tempo em que, com esta recordação, os corações se dirigem para a expectativa da segunda Vinda de Jesus, no fim dos tempos (Advento escatológico). Enquanto isso, a espiritualidade do Advento nos atualiza da vinda hoje do Senhor em nossas vidas, por isso seria muito importante termos algumas atitudes neste tempo:

a) Atitude de ESPERA: alegre chegada e amorosa acolhida. A chegada de uma pessoa importante é sempre bem preparada e desejada. Ora, o Senhor Jesus é a pessoa mais importante em nossa vida e na história. Por isso, a sua chegada merece uma boa e santa preparação.

b) Atitude de RENOVAÇÃO: o Advento é tempo de conversão e penitência. A cor roxa usada na liturgia lembra essa atitude. Jesus se encarna para fazer do homem uma nova criatura. A Igreja recomenda aos fiéis o sacramento da confissão, que é um grande instrumento de renovação espiritual e preparação para o Natal.

c) Atitude de ORAÇÃO: a oração é elemento primordial da espiritualidade cristã. Precisamos rezar mais e melhor neste Advento, em preparação ao Natal do Senhor. Aprender a rezar é aprender a viver.

d) Atitude de CARIDADE FRATERNA: a caridade é a essência do nosso ser e agir cristão.

Por isso, somos chamados a rever nossos relacionamentos de amizade, de fraternidade, de convivência na família, com os amigos, com os colegas de trabalho e com a vizinhança. A Novena do Natal em família, além de ser um momento forte de evangelização de nossas famílias, é um instrumento precioso de aprofundamento de nossas relações de amizades e de comunhão fraterna. O ideal cristão é viver, sempre, reconciliado com Deus e com o próximo. Há pessoas que por onde passam espalham discórdias. A vida é muito curta para viver odiando as pessoas e semeando discórdias. Por isso, ofereça a Jesus neste Natal um coração reconciliado com seus irmãos e amigos. Para tanto, precisamos dar e receber o perdão! Como gesto concreto de amor ao próximo e compromisso com a missão, a Igreja no Brasil, durante o Advento, promove a Campanha da Evangelização, para alavancar a formação dos evangelizadores da nossa Igreja. Tanto as lideranças leigas, como consagradas. Participe da campanha com sua doação! Porém, não vamos perder o foco do Natal, que é o encontro com Jesus, o Filho de Deus.

Dia 17 de dezembro estreia: Aparecida - o Milagre

Aparecida - o Milagre
O filme narra uma história de transformação, superação e reencontro de um homem – com a família, com o filho, e sobretudo, consigo mesmo através da fé em Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil. Não perca!









Assista o treiller do filme: www.paramountpictures.com.br/aparecida/

Ano Novo com iluminação sustentável no Cristo



Raquel Araujo

Em 2011 o Cristo Redentor receberá um brilho diferente e sustentável. Uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, prefeitura da cidade e a multinacional alemã OSRAM prevê uma nova iluminação ao Monumento, que é uma das sete maravilhas modernas. Na tarde da última terça-feira, 14 de dezembro, o acordo foi oficializado, no Palácio São Joaquim, na Glória.

O projeto visa o controle da intensidade da luz, da velocidade e também do direcionamento de cada projetor. O monumento receberá 300 projetores de LED - tecnologia que atende aos padrões de sustentabilidade. As novas lâmpadas não contêm materiais pesados e não emitem radiações ultravioleta. Segundo o presidente da OSRAM, Roger Michaelis, a mudança na iluminação traz vantagens importantes:

- A iluminação do Cristo era feita com projetores e lâmpadas tradicionais. Com a tecnologia LED será possível ganhar três coisas básicas: economia de energia, flexibilidade — será possível gerenciar o controle de informação através de um simples celular — e simplicidade. É muito fácil o manuseio desse novo equipamento.

Os trabalhos no Cristo devem durar 3 meses e o lançamento da nova iluminação está prevista para o dia primeiro de março, aniversário da cidade. O acordo inclui ainda a reforma de todo o conjunto elétrico ao redor da estátua. O Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, acredita que a nova iluminação do monumento coloca o Rio de Janeiro como uma referência em sustentabilidade.

- O principal monumento do Rio de Janeiro, que é referência e imagem da cidade para o Brasil e para o mundo, está ganhando uma iluminação sustentável. Com essa nova tecnologia, o Rio de Janeiro começa a se tornar uma referência na sustentabilidade.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta destacou a satisfação de iluminar o monumento daquele que é Luz.

- Enquanto monumento, o Cristo necessita ser iluminado, mas enquanto pessoa, ele ilumina a todos. A cidade agradece por esse novo projeto porque vai estar mais bem iluminada, seguindo os padrões sustentáveis.

* Fotos: Carlos Moioli
Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Argélia: Sentença contra cristãos

O juiz do Tribunal Penal de Larbaa Nath Irathen, perto de Tizi Ouzou, na Cabília, região de língua e tradição berbere da Argélia, publicou no último domingo, a sentença contra quatro cristãos do vilarejo de Ath Attel, entre os quais o pastor da pequena comunidade evangélica, Mahmoud Yahou, de 43 anos. O processo contra os quatro, acusados de “abertura de um lugar de culto sem autorização da Comissão Nacional de culto não-muçulmano, teve início no último dia 28 de novembro.

Conforme revelado pelo jornal El Watan, três dos réus - Abdenour Raid, Nacer Mokrani, e Idir Haoudj - foram condenados a uma pena de dois meses de prisão, com a liberdade condicional. O pastor Yahou, contra o qual tinha sido movido também a acusação de “ter acolhido sem permissão”, um pastor francês que foi à Argélia para uma conferência, recebeu uma sentença de três meses de prisão em liberdade condicional e uma multa de 10.000 dinares. A Lei n º 03/06, promulgada em fevereiro de 2006 representa uma verdadeira ofensiva contra os cultos não-muçulmanos em um país que na década de 90 foi alvo dos fundamentalistas islâmicos.

Fonte: catolicanet.com

Plano Inclinado para o Santuário da Penha



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve no Santuário de Nossa Senhora da Penha, no dia 12 de dezembro, para apresentar o projeto do Plano Inclinado, que ligará o Largo da Penha ao pátio do Santuário. A licitação está marcada para o dia 30 de dezembro e as obras devem ser finalizadas em 14 meses.

Com valor estimado em R$ 17, 6 milhões, o projeto consiste na construção de dois planos inclinados sobre trilhos, um com 188 metros e o outro com 58 metros de extensão. O equipamento terá cabine panorâmica, com capacidade para transportar 25 passageiros (1.875Kg), com total acessibilidade para os deficientes físicos. O projeto ainda prevê uma plataforma de chegada, com cobertura em estrutura metálica, pisos revestidos, iluminação e abrigo para as cabines de transporte. A obra vai dar continuidade ao plano inclinado, implantado em 2003 e já em funcionamento, objetivando que o trajeto até o Santuário seja feito todo através desse equipamento.

No escopo do projeto também estão previstas melhorias na estrutura do Santuário, como recuperação das fachadas e telhado, limpeza e pintura da amurada no entorno, recuperação do piso e pintura da grade da escadaria, além da revitalização da área do antigo parque de diversões.

Acompanhado do Secretário Municipal de Obras, Alexandre Pinto; do Secretário de Assistência Social, Rodrigo Betlem; do Presidente da RioUrbe, Marco Antônio; do Presidente da Rio Luz, Henrique Pinto; do Subsecretário Municipal de Habitação, Pierri Batista; do Deputado Estadual, André Correa; do Vereador, Jorginho da SOS; e do Subprefeito da Zona Norte, André Santos; o prefeito Eduardo Paes enalteceu a importância do Santuário de Nossa Senhora da Penha para a cidade do Rio de Janeiro.

— É uma feliz coincidência entregarmos este projeto no momento especial de retomada do território e da paz no Rio. Além disso, o Santuário da Penha representa um marco fantástico na história desta região. Por isso, decidimos melhorar o acesso da população ao Santuário. Em breve, com a chegada do BRT e o teleférico do Alemão chegando ao Complexo da Penha, posso dizer que todos os caminhos do Rio levarão ao Santuário da Penha, com segurança e tranquilidade, afirmou o prefeito, que prometeu uma grande festa de passagem de ano no bairro da Penha.

Reitor do Santuário há 14 anos, Padre Serafim S. Fernandes agradeceu ao prefeito pela formalização do projeto, afirmando que esta era uma necessidade antiga da região.

— É uma alegria muito grande ver a realização de um projeto tão sonhado, em um momento em que o Santuário completa 375 anos de existência. Enfim, posso dizer que teremos um tempo de renovada esperança, comemorou Padre Serafim.



Logo após a apresentação do projeto do Plano Inclinado, Eduardo Paes subiu os 382 degraus da escadaria para participar da Santa Missa, presidida pelo Padre Serafim. No final da Celebração, o padre agradeceu mais uma vez ao prefeito Eduardo Paes pelas recentes melhorias que estão previstas para a região, pediu uma iluminação especial para o Santuário neste tempo natalino — uma iluminação em LED, quando as obras forem concluídas, e ofereceu a ele um banner com a imagem do menino Jesus.

* Fotos: Bruno Oliveira
Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Santa Missa


Paroquianos se formam em Curso de Cinema oferecido pela PUC-Rio

Michel Soares, Pe. Márcio Queiroz e Raphael Freire
Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma

No último dia 07 de dezembro, foi realizada na PUC-Rio a cerimônia de formatura dos alunos do curso de Cinema – Pensamento e Criação, promovido pelo Departamento de Comunicação Social, em parceria com o Núcleo de Comunicação Comunitária.

Os paroquianos Michel Soares e Raphael Freire participaram do curso e futuramente realizarão trabalhos na paróquia, envolvendo todo o aprendizado adquirido no curso, que foi organizado em duas etapas. A primeira mais geral, de caráter teórico, forneceu o conhecimento inicial sobre a atividade cinematográfica. Na segunda etapa, a oficina adquiriu uma abordagem mais específica e prática, levando os alunos para uma das atividades previamente escolhida por eles: cineclubismo ou produção.

Michel Soares escolheu o grupo de Produção, onde os alunos realizaram, durante a oficina, vídeos de curta e curtíssima-duração (de 1 a 10 minutos) para serem exibidos, inicialmente, na internet e nos cineclubes das paróquias.
No desenvolver do projeto, foram abordadas as etapas da realização de um filme, da pré à pós-produção, com exibição de obras de referência.









Grupo de Produção nas filmagens do curta
"Catando, Dá!".







Sessão do Cineclube "CineClara" na Paróquia Santa Clara, em Guaratiba, Campo Grande.
Já Raphael Freire, ficou com o grupo de Cineclubismo, onde a metodologia constou de atividades teóricas e práticas necessárias para a criação e organização de Cineclubes. Além disso, foram realizadas simulações de debates e programações relativas à atividade cineclubística. Sugestões temáticas, história do cineclubismo, incluindo a contribuição católica, além de uma seleção de filmes para exibição durante as aulas foram propostas e realizadas com a colaboração dos alunos.

A Coordenação da Oficina foi do Professor Miguel Pereira, Doutor em Cinema pela USP, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio e do Núcleo de Comunicação Comunitária do Projeto Comunicar, com o apoio do Professor Sérgio Bonato, Mestre em Educação pela UERJ. E foi ministrado pelos professores: Daniel Paes, Flávio Kactuz, Júlia Machado e Ney Costa Santos, todos Mestres em Comunicação pela PUC-Rio. E ainda teve a colaboração da aluna do Mestrado em Comunicação da PUC-Rio, Bruna Brasil.

Assista a Cêrimonia de Formatura no Portal da PUC-Rio Digital:

http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8481&sid=131&tpl=view%5Fintegra%2Ehtm

Raphael Freire

Dom Orani recebe corpo consular do Rio



Por ocasião do Natal, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta recebeu na noite de sexta-feira, 10 de dezembro, no Palácio São Joaquim, na Glória, o Corpo Consular do Estado do Rio de Janeiro.

A confraternização contou com a presença de cônsules titulares, acompanhados de esposas e adjuntos, representando os consulados de 12 países. Das Américas: Argentina, Chile, Panamá e Peru; da Europa: Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Rússia; e da África: Cabo Verde.

- Em função de nossas atividades, temos pouco tempo para momentos diferenciados de convivência fraterna. O gesto de Dom Orani, pelo fato de ser ele uma autoridade de peso institucional e social, é muito significativo para todos nós que fazemos parte do corpo consular. Uma relação de cordialidade que nos honra, e que será transmitida aos integrantes da comunidade portuguesa, afirmou o Cônsul Geral de Portugal, Antônio de Almeida Lima.

O governador Sérgio Cabral foi representado pelo subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Jorge Spadale. Entre as autoridades eclesiásticas, diversos presbíteros e os bispos auxiliares Dom Assis Lopes e Dom Antônio Augusto Dias Duarte, e ainda os bispos auxiliares eleitos, Monsenhor Pedro Cunha Cruz, Monsenhor Nelson Francelino Ferreira e Monsenhor Paulo César Costa.

Durante o coquetel, os convidados receberam informações sobre o Palácio São Joaquim, há quase 100 anos servindo como residência dos arcebispos do Rio de Janeiro. A história e as particularidades do prédio foram apresentadas pelo capelão da Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Monsenhor Sérgio Costa Couto, e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia para os fiéis de língua inglesa, Padre André Sampaio de Oliveira.

Os convidados também tiveram a honra de participar da inauguração da capela dedicada à Assunção de Maria, na parte superior do prédio. O processo de restauração, que durou um ano, ocasionada por infiltrações, foi realizada por profissionais especializados, que conservaram os traços artísticos originais.

Antes da foto histórica, registrando o acontecimento, Dom Orani recordou a importância da capela, como o coração do prédio, agora com sistema de refrigeração. Destacou o trabalho que os consulados terão com os jovens do mundo inteiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, se form realizada mesmo no Brasil em 2015. Nas palavras de agradecimentos, e no convite para a oração da Ave-Maria, pediu a benção de Deus para os presentes, lembrando o compromisso de todos com a paz e a promoção da boa convivência entre os povos.

- Todos nós, do corpo consular, estamos honrados com a distinção de Dom Orani por este convite especial de confraternização. O gesto do Arcebispo faz recordar, como cristãos, que o Natal é um tempo propício para reforçar o nosso compromisso com a paz e a fraternidade. Independente da orientação religiosa, precisamos viver bem neste mundo que habitamos, cada vez mais pequeno, como uma pequena casa, que todos nós temos que cuidar, conviver e compartilhar uns com os outros, afirmou o Cônsul Geral da Argentina, Eduardo Mallea.

De acordo com Dom Antônio Augusto Dias Duarte, a iniciativa de convidar o corpo consular ao Palácio São Joaquim, por ocasião do Natal, pelo seu conhecimento, é única na história da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ainda, por causa das diferenças, é um estimulo à paz, à busca da harmonia entre os povos.

- É uma demonstração de preocupação da Igreja com as pessoas de outras culturas, raças e religiões, numa atitude de permanente diálogo. Uma abertura que revela o desejo de cumprir a sua missão, que é chegar de forma capilar a todos os segmentos da sociedade, afirmou.

Para o Monsenhor Sérgio Costa Couto, que tem uma tradição diplomática na família, e por muitas vezes exerce a função de representante, a ideia do coquetel foi consolidada como uma retribuição fraterna por todas as vezes que o Arcebispo é convidado para participar de eventos promovidos pelos consulados.

- Quando convidados, independente da orientação religiosa dos cônsules, marcamos presença, como representantes da Igreja. Existem ocasiões em que somos chamados para esclarecer situações, muitas vezes veiculadas na mídia, outras vezes são especificamente para atendimento pastoral, afirmou.

Muitos consulados, salientou Monsenhor Sérgio, estão envolvidos, há muitos anos, com a tradicional Feira da Providência, e que é comum ver os cônsules e seus familiares com a “mão na massa”, representando seus países.

Texto e Foto: Carlos Moioli

Fonte: Portal Arquidiocese do Rio de Janeiro

domingo, 12 de dezembro de 2010

Concurso Meu Presépio É Show - Nossa paróquia está concorrendo!

O jornal O Testemunho de Fé está realizando um concurso para eleger o presépio mais bonito da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O veículo vem disponibilizando um cupom que deverá ser preenchido e recortado para efetivar a participação no concurso. Após essa etapa, o cupom deverá ser colocado em uma urna presente nas paróquias e capelas participantes. As urnas deverão ser lacradas e enviadas para a Rádio Catedral até o dia 27 de dezembro. O resultado da apuração será anunciado na edição 673 do jornal “O Testemunho de fé”, no dia 2 de janeiro de 2011. A paróquia ou capela receberá como premiação um kit musical contendo um violão, uma guitarra, um teclado, uma bateria e um contra baixo elétrico.

A Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma está concorrendo! Ajude-nos nessa campanha!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Irmã Dulce: formalizada a condição de beata


O Papa Bento XVI assinou, nesta sexta feira, 10 de dezembro, o decreto formalizando a beatificação de Irmã Dulce. A partir de agora, a freira é declarada “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

Irmã Dulce nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914. Desde os 13 anos ajudava mendingos e doentes. Entre os estabelecimentos que fundou está o Hospital Santo Antônio, na Bahia, com capacidade para atender 700 pacientes.

Irmã Dulce morreu aos 77 anos, no dia 13 de março de 1992. Seu corpo foi sepultado na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antonio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce. No inicio de 2010, o corpo de irmã Dulce foi exumado e, após 18 anos, permaneceu intacto.

A autorização para a condição de beata foi dada pelo Pontífice ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, em audiencia privada no Vaticano.

A assinatura do Papa representa a conclusão do processo de Irmã Dulce, iniciado em 2000. Porém, a beatificação ainda não tem data definida. A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011.

Com o titulo de beata ou bem-aventurada, será permitido que Irmã Dulce tenha seu nome incluído no calendário das festas Litúrgicas da Igreja. A beatificação é uma etapa do processo de canonização. Para que irmã Dulce seja declarada Santa é necessária a comprovação de um milagre atribuído à intercessão da beata.

* Foto: CNBB
Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Noel Rosa no cinema


O Poeta da Vila, como ficou conhecido Noel Rosa, foi um dos mais criativos compositores da música popular brasileira. Suas letras eram verdadeiras narrativas poéticas da vida cotidiana. Esse seu talento em retratar, através de crônicas musicais, o Rio de Janeiro dos anos 20 e 30, rendeu, infelizmente, apenas algumas participações no cinema. Talvez as mais importantes tenham sido mesmo as seis músicas que escreveu para o filme “Cidade mulher”, de Humberto Mauro, de 1936, um ano antes da morte do compositor. Sabe-se que Noel Rosa era um entusiasta do projeto e acompanhou com muito interesse as filmagens, além da canção-título ser de sua autoria. O filme se perdeu. Mas, Leandro Tocantins, no prefácio que fez para o livro, organizado por Alex Vianny, sobre Humberto Mauro, se refere a essa parceria com a expressão cunhada por Gilberto Freyre, de “rurbano”, para designar essa conjugação dos dois talentos que foram capazes de produzir o lirismo rural associado a um certo sabor popular urbano presente em várias formas da identidade cultural brasileira. Ainda nas observações de Leandro Tocantins, o filme se apresenta como uma feminização do Rio de Janeiro onde são realçadas a natureza de formas curvas, macias e sensuais em oposição às imagens planas, retas e antidoçuras das cidades masculinizadas. E nada mais apropriado para os dias que antecedem o Natal que o último verso da canção: “Cidade padrão de beleza. Foi a natureza quem te protegeu. Cidade de amores sem pecado. Foi juntinho ao Corcovado que Jesus Cristo Nasceu”. Pena que este filme não possa ser visto, pois além da música de Noel Rosa, tinha um elenco de primeira grandeza, como Carmem Santos e Jayme Costa. Humberto Mauro já havia usado as músicas de Noel em outros filmes, como também Adhemar Gonzaga. No entanto, Noel não foi tão freqüente no cinema quanto seu talento merecia.

O que se tem hoje para apreciar são algumas poucas homenagens em filmes de Rogério Sganzerla e Júlio Bressani, e inúmeras músicas suas em trilhas do cinema nacional. Só para citar um exemplo ilustre, a música “O orvalho vem caindo”, no filme “Memórias do cárcere”, de Nelson Pereira dos Santos, de 1984. Também está disponível em DVD o longa-metragem de Ricardo Van Steen, “Noel, poeta da Vila”, de 2006. Foi a primeira cine-biografia ficcional sobre o compositor. Um dos problemas complicados para uma produção sobre Noel sempre foi achar um ator que pudesse se aproximar da imagem que todos temos dele. Na verdade, tinha uma deformação facial causada por problemas no seu nascimento. Mas, Van Steen conseguiu encontrar no ator Rafael Raposo um perfil adequado para viver a figura boêmia e talentosa do poeta da Vila. O filme baseia-se no livro de João Máximo e Carlos Didier, “Noel Rosa, uma biografia”. O compositor nasceu em11 de dezembro de 1910. Estamos, portanto, comemorando o seu centenário de nascimento. O filme de Ricardo Van Steen, disponível nas locadoras, é uma boa ocasião não apenas para ouvir as boas músicas do poeta da Vila, mas também para conhecer um pouco mais da sua história boêmia e bastante atribulada.

*Miguel Pereira é Professor da PUC-Rio e crítico de cinema
Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tarde de Oração pela Paz, no Santuário da Penha


No dia 26 de dezembro, a partir das 15h, o Santuário da Penha reunirá os fiéis do Rio de Janeiro para a “Tarde de Oração pela Paz”. O Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Dimas Lara Barbosa, presidirá a Missa campal, na Concha Acústica. O objetivo do encontro é clamar a Deus pra que haja paz no Estado, após os recentes casos de violência, acontecidos no final de novembro, que preocuparam a população.

Às 18h haverá show com os cantores Jerry Adriani, Isaias, Joanna e Nair Araújo, e às 19h vai acontecer a Celebração da Luz, na escadaria.

Pede-se que os fiéis levem 1Kg de mantimento não perecível, além de velas para acender na escadaria. A entrada é franca.

* Foto: Custódio Coimba - Agência O Globo

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Papai Noel ou Jesus Cristo?

Estamos em plena época da festa do Natal. Toda a atmosfera da cidade fala disso. Shoppings enfeitados abundantemente, de maneira a mais bonita possível. Decorações luminosas, vitrines ornamentadas anunciando a felicidade de receber presentes caros e sofisticados e que gritam: "Vamos ser felizes! É Natal!"
Observando bem, parece que estamos celebrando duas festas na contramão. De um lado, a festa cristã do Natal, com um sério tempo de preparação chamado "Advento", com uma liturgia profunda, de espera, de uma sobriedade festiva, de reuniões da comunidade para fazer a Novena do Natal, tudo culminando na grande festa que nos lembra que Deus veio até nós na pessoa do seu Filho Jesus, mostrando-nos novos caminhos, novo sentido para uma vida fraterna e de paz.
Por outro lado, a festa da chegada do Papai Noel, festa comercial que tomou, injustamente, o nome "Natal", mas que não tem nada a ver com o sentido cristão da festa. O comércio faz seus cálculos dos lucros e, com muitas luzes e músicas, inaugura sua festa meses antes. Faz crer que a felicidade está no esbanjamento de presentes, champanhes e panetones dão à festa uma certa poesia de bondade sentimental, com verniz de generosidade e emoção.
Papai Noel tomou o lugar do Menino pobre de Belém, cuja lembrança ficou sufocada. É melhor ele nem "crescer" e ficar sempre a criancinha bonitinha que comove e enternece, para que não precisemos ouvir suas palavras e exigências que incomodam.


(fonte: http://www.loreto.org.br/dez2005_papai_noel.asp - autora: Inês Broshuis - membro do Grupo de Reflexão da Catequese da CNBB e da comissão de Catequese do Leste 2)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Santuário da Penha recebe mais fiéis após pacificação do Alemão


No último domingo, a Missa das 8h30m da Igreja da Penha atraiu um número maior de fiéis, em comparação aos últimos meses e, em especial, diante da baixa afluência às missas nas duas últimas semanas. Celebrada pelo Padre Elias, a Missa teve a presença de cerca de 30% mais devotos do que o usual, um indicativo da atmosfera mais leve que se nota nas redondezas.

O clima de relativa tranquilidade, fruto das recentes ações contra o tráfico em Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, trouxe à comunidade cristã da Penha uma sensação bem maior de segurança. Foi o suficiente para que famílias inteiras, que há tempos não ousavam frequentar o santuário, se motivassem a expressar novamente sua fé no templo ao alto do rochedo.

A Missa seguinte, a das 10h, concelebrada pelo bispo auxiliar da Diocese do Rio, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, e pelo reitor do santuário, Padre Serafim Fernandes, teve uma presença ainda maior de fiéis, ensejada não só pela pacificação do entorno, mas também pela curta procissão da imagem de Nossa Senhora da Penha de França ao redor da igreja.

- Há um ano e meio os bandidos ocuparam a torre do Santuário da Penha, mas graças à atuação do Padre Serafim, ações como essa nunca mais se repetiram, e as Missas continuaram sendo celebradas normalmente – declarou Dom Antônio Augusto –. Mas, sem dúvida, após as últimas ações das autoridades, estamos recebendo aqueles fiéis que antes ficavam receosos de vir. Esperamos que esse reerguimento do santuário, em seu papel de grande importância para a Diocese, se torne ainda mais intenso nos próximos tempos.

Fonte: www.santoafonsorj.org.br/

FESTA PAGÃ VERSUS FESTA CRISTÃ



Com o mundo se secularizando mais, com o espirito de consumismo e materialismo, pode-se perguntar se, aos poucos, o Natal cristão está perdendo seu sentido e sendo substituído pela festa de Papai Noel. Muita gente nem sabe mais da mensagem do Natal cristão. Está acontecendo o contrário do que ocorreu com a instituição da festa de Natal. Lá no século III existia, no Império Romano, uma festa pagã chamada Festa do Sol. Era celebrada no dia 25 de dezembro quando, no meio do inverno, o sol voltava a aparecer A luz vencia as trevas. O sol era invencível. A Igreja quis dar um sentido novo a essa festa pagã.
O verdadeiro Sol invencível é Jesus. Assim nasceu a festa do Natal cristão. (Não sabemos a data exata do nascimento de Jesus, mas agora a celebramos no dia 25 de dezembro).
Pode-se ainda perguntar: de onde vem aquele legendário Papai Noel? Nos países nórdicos da Europa, se celebra a festa de São Nicolau, no dia 6 de dezembro. Embora fosse um santo bispo, São Nicolau foi revestido de muitas lendas pagãs, originando-se da crença dos antigos povos germânicos de lá. Como um deus, São Nicolau anda nas nuvens, num cavalo branco. São Nicolau traz presentes para as crianças, que ele despeja nas chaminés das casas, porque São Nicolau anda também sobre os telhados das casas. Ele anda sempre vestido como bispo, com mitra, báculo etc. A festa de São Nicolau, até hoje, é celebrada com presentes, comes e bebes especiais, brincadeiras etc. Mas para os não católicos, aquele santo não foi sempre bem aceito e, aos poucos, foi substituído pelo Papai Noel, mais aceitável por todos. E, assim, o velhinho chegou aqui também.
Sempre me pergunto como, na cabecinha das crianças, se combinam Papai Noel e o Menino Jesus. Há aqui algo a esclarecer na catequese, na família? No mês de dezembro, geralmente param os encontros catequéticos que poderiam abordar o assunto. Muito, porém, dependerá da vivência em família. Como é preparada e celebrada a festa de Natal no lar? O acento cai em Papai Noel ou no Menino Jesus? Importantes são os presentes ou o espírito de união, de reflexão e oração?
Não queremos dizer que os presentes não têm sentido no Natal. Podem ter se forem realmente sinais de "presença", de amor. Não são os presentes caros, luxuosos, mas os sinais simples que querem expressar a alegria de estar unidos, do mútuo bem-querer.
O Natal seja realmente a festa de amor, de solidariedade, de perdão e de conversão. Que o grande dom do Pai, o grande "presente" para a humanidade, tenha seu efeito na mudança de conduta, na consolidação da paz na família e na sociedade, no engajamento para a construção de um mundo mais cristão.

(fonte: http://www.loreto.org.br/dez2005_papai_noel.asp - autora: Inês Broshuis - membro do Grupo de Reflexão da Catequese da CNBB e da comissão de Catequese do Leste 2)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO - 08/12


Em 1854, atendendo aos anseios mais profundos de toda a Igreja, o Papa Pio IX proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria. Quase desde o seu nascimento, o Brasil vive sob o manto e o patrocínio de Maria Imaculada. Nossa Pátria, filha e de certa forma obra-prima de Portugal, desde 1646 estava consagrada à Imaculada Conceição, pois naquele ano o Rei D. João IV, reunido com as Cortes gerais do Reino, consagrou Portugal e todos os seus domínios a Nossa Senhora da Conceição. À mesma Padroeira Imaculada - sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida -o Brasil se quis devotar desde seus primórdios de nação plenamente emancipada. Em 1904, a Imagem da Aparecida foi solenemente coroada, por mandado do Papa São Pio X, com uma coroa de ouro cravejada de 40 brilhantes que lhe fora oferecida pela Princesa Isabel. E em 1930, atendendo a uma solicitação do Episcopado Brasileiro, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira Principal do Brasil.







Oração à Nossa Senhora da Conceição - (8 de dezembro)

Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e imaculada Conceição pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me de vosso amado filho e humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza do coração, de corpo e alma, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte, Amém.

Igreja na luta contra a AIDS

Do total de pessoas infectadas no mundo com o HIV/AIDS, aproximadamente 25% é atendida por alguma instituição da Igreja Católica, o que a converte na instituição mais importante em nível mundial neste tema. Esta porcentagem aumenta no caso da África, onde a Igreja cuida de quase 50% dos afetados por este flagelo.

Em entrevista concedida à plataforma multimídia da organização Ajuda à Igreja que Sofre, o Padre Michael Czerny, fundador da Rede Jesuíta para luta contra a AIDS na África, destaca que em alguns lugares afastados das grandes cidades, a quantidade de pessoas que sofrem esta enfermidade e que são atendidas pela Igreja chega inclusive a 100%. “Com freqüência os únicos serviços para lutar com a AIDS em áreas remotas são as clínicas da Igreja”, acrescenta o sacerdote jesuíta.

O religioso ressalta em seguida que “a Igreja no mundo é a entidade que mais cuida de doentes de HIV, dos que padecem a AIDS e cuida além do mais dos que são afetados por este flagelo, ou seja, as viúvas, os órfãos e demais pessoas que têm que lutar com este problema”.

“Dado que o HIV e a AIDS não são somente uma infecção ou doença, mas também um problema pessoal, familiar, social e espiritual, o que a Igreja pode fazer e o que efetivamente faz, é acolher as pessoas de maneira integral, considerando sua dimensão psicológica e espiritual, e não só no nível médico”, explica o sacerdote.

Fonte: www.catolicanet.com

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

2° GERALDANCE


Árvore da Lagoa já inaugurada!


Encontro marcado sob as luzes de um cartão-postal
Árvore da Lagoa, inaugurada no último sábado com festa, faz um convite para os cariocas: que histórias você traz de 15 natais no Rio?

Rio - Enquanto é escrita, a história de um reencontro tem lances de alegria, dor, encanto e decepção. Mas, na última página, os protagonistas só querem viver o final feliz. Foi assim com o sargento Renato Esteves e a securitária Alessandra Medeiros, de 37 anos, e tantos outros casais que hoje celebram essa reconciliação na inauguração da Árvore de Natal da Bradesco Seguros, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a partir das 20h, com shows e queima de fogos.



INFOGRÁFICO: Conheça um pouco mais da árvore da Lagoa

Maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Livro dos Recordes, o enfeite terá este ano iluminação reproduzindo os momentos de cada uma das 14 edições anteriores e o tema ‘Um Natal de Reencontros’, como a vida de Renato e Alessandra.

200 MIL PESSOAS

A primeira foi em 1996. Um ano antes, os dois tiveram rápido relacionamento. “A gente se conhecia da igreja e do meio musical, já que ele é músico e eu canto, mas o namoro durou só dois meses. Tínhamos interesses diferentes e nos separamos”, relembra Alessandra.

Onze anos depois, eles se separaram de seus primeiros companheiros e se reencontraram. “Percebi que ficou algo entre nós e que ele só se afastou para realizar o sonho de ser pai”, conta ela, que se casou com Renato há 1 mês.

Renato, Alessandra e os filhos dele, de 5 e 11 anos, estarão entre as mais de 200 mil pessoas que, segundo estima a organização, irão hoje à inauguração da Árvore da Lagoa. O cenógrafo Abel Gomes destaca as 102 estrelas fixadas ao corpo da árvore como a grande atração. Elas darão a impressão de estarem flutuando no ar.

Iluminação até de madrugada

A inauguração da árvore da Lagoa terá shows de artistas como Milton Nascimento e Simone, além de corais. Eles se apresentam em palco montado no Parque do Cantagalo. A queima de fogos vai durar sete minutos.

Um telão exibirá imagens dos 15 anos do evento e também fatos históricos do período. A partir de amanhã, a árvore será acesa de domingo a quinta, das 19h30 às 2h, e às sextas e sábados, das 19h30 às 3h. Ela ficará iluminada pela última vez em 6 de janeiro, Dia de Reis. Diariamente, equipamento instalado dentro da árvore — semelhante ao usado no Vaticano — reproduzirá músicas natalinas, além da canção-tema, composta por Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Cidade tem exposição de presépios em 22 locais



Com a bênção do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, a 2ª edição do Festival de Presépios foi inaugurada ontem no Jardim de Alah, no Leblon. O tema deste ano é ‘Arte da paz’. Além dos 12 presépios em tamanho natural, expostos na arena entre a Av. Visconde de Pirajá e a Lagoa, outros 21 estarão espalhados pela cidade.

Neste ano, o público infantil também foi contemplado com a Vila do Papai Noel, que ficará ao lado da arena e terá atrações para crianças. Segundo os organizadores, será feita eleição, com participação do público, para escolha do melhor presépio, que receberá R$ 50 mil. Mais informações no www.festivaldepresepios.com.br.

Fonte: Portal Paróquia Santo Afonso

Justiça suspende liminar que proíbe a ortotanásia


Leanna Scal

Depois de mais de três anos de debates nos meios jurídicos, médicos e na sociedade, a Justiça Federal revogou a liminar que suspendia a regulamentação da ortotanásia no país. O procedimento médico, que consiste na suspensão de tratamentos evasivos que prolonguem a vida de pacientes em estado terminal, foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina em novembro de 2006.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e membro da Comissão de Bioética da CNBB, Dom Antonio Augusto Duarte, explicou que com todo o progresso da tecnologia e da ciência médica, hoje há maiores possibilidades de conduzir uma pessoa que está num estado de enfermidade grave para uma vida mais longa. E isso gera uma série de ponderações de caráter médico e ético.

Segundo o Bispo, é correto suspender o tratamento quando ele já não tem nenhum efeito sobre a evolução da doença e ela está sendo progressiva e pode conduzir à morte num curto espaço de tempo.

Ortotanásia, eutanásia e distanásia

Dom Antonio explicou que a ortotanásia só pode ser realizada quando não é mais possível a cura do paciente. Para fazê-la, o médico precisa ter autorização do próprio paciente ou de sua família, em caso de incapacidade do primeiro. Essa conduta médica é considerada ética.

- O que a ética médica e a moral católica prescrevem é que, depois de ver todo o quadro da doença do paciente, ver que esse quadro não estacionou e não regrediu — por causa dos meios médicos e tecnológicos —, e constatar que a morte da pessoa se visualiza num curto espaço de tempo, se suspenda o tratamento dos meios que estavam sendo utilizados e se use o meio paliativo para que a pessoa morra sem sofrimento e com dignidade, especialmente acompanhada das pessoas que fazem parte de sua vida, disse.

Ele explicou que a liminar que suspendeu a regulamentação da ortotanásia no país, há três anos, era reflexo do desconhecimento da sociedade sobre sua prática, confundida com outras, como a eutanásia, quando a morte de paciente terminal é provocada.

- A eutanásia, ao invés de aliviar o sofrimento, de cuidar da pessoa, faz com que, por ações diretas ou indiretas, a morte seja antecipada. A eutanásia vai contra o direito à vida, o direito à saúde e, além disso, lesa a dignidade da pessoa, esclareceu.

De acordo com Dom Antonio, também contraria a dignidade da pessoa humana a distanásia, que é não parar o tratamento sabendo que aquilo pode acarretar um maior sofrimento para a pessoa. Não só sofrimento físico, mas também psicológico, além de gastos desnecessários.

- Ortotanásia não fica no meio da eutanásia e distanásia, mas fica numa posição mais elevada, pois corresponde à dignidade da pessoa humana. Corresponde ao projeto de vida de uma pessoa. Pode-se fazer a ortanásia como uma resposta positiva para evitar a eutanásia e a distanásia, concluiu.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

É ADVENTO!


A Igreja Católica abre o Ano Litúrgico com o tempo do Advento, de expectativa e de esperança pela vinda do Senhor. Nas primeiras semanas se destaca a espera do seu retorno em glória, conforme sua promessa.

Faz parte do credo de nossa fé: “Esse Jesus, que foi arrebatado dentre vós para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1, 11). Professamos no símbolo apostólico: “subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”. O símbolo niceno-constantinopolitano explicita: “de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim”.

No tempo do Advento, a Igreja retoma a consciência da alegre expectação que constitui o epílogo do Apocalipse. Portanto, a síntese conclusiva das Escrituras, em forma de súplica ou de diálogo: “Aquele que atesta estas coisas diz: Sim, venho muito em breve! Amém! Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20).

Perto do Natal e durante sua celebração, os textos litúrgicos insistem na vinda histórica do Verbo que se fez carne (Jo 1, 14), nasceu em Belém de Maria Virgem (Lc 2, 4-7) por obra do Espírito Santo (Mt 1, 18). A dimensão salvífica destes acontecimentos está implícita no símbolo apostólico e é explícita no símbolo niceno-constantinopolitano pelo qual professamos: “e por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou, pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem”.

As duas vindas do Senhor, o tempo do advento acentua. A propósito, ensina em suas catequeses o bispo São Cirilo de Jerusalém: “Anunciamos a vinda de Cristo: não apenas a primeira, mas também a segunda, muito mais gloriosa. Pois a primeira revestiu um aspecto de sofrimento, mas a segunda manifestará a coroa da realeza divina”. Aliás, na noite de Natal, se lê um trecho da Carta de Paulo a Tito, na qual as duas vindas são lembradas: “A graça de Deus se manifestou, trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina... a aguardar a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tt 2, 11-13).

É preciso, pois, aproveitar da graça deste tempo, da riqueza de sua espiritualidade litúrgica e devocional, através da sua simbologia cheia do sentido do mistério revelado.

A criatividade pastoral há de se servir dos símbolos, como a coroa do Advento, para expressar a progressividade do itinerário a ser percorrido em quatro semanas incompletas.

Igual criatividade aproveitará da riqueza e da variedade dos textos bíblicos, lidos na liturgia, para comentá-los e atualizá-los na vida dos fiéis. Eles também seguem um caminho progressivo de compreensão.

O rico repertório musical e cênico favorecerá a participação dos distantes, dos quais nos tornamos próximos, especialmente nas novenas de Natal e na composição comunitária do presépio.

Só nos resta augurar que o advento seja espiritual e pastoralmente proveitoso. Ele o será, se nos aproximar de Jesus. De sua chegada.

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Que tal fazer algo diferente nesse ano, no Natal?


NATAL 2010 - ESPALHE ESSA IDÉIA.

Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?
Sim... Natal... daqui a pouco ele chega .
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de
cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?
Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis.
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó... etc
É uma idéia.
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até
dia 20 de Dezembro.
O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.
Imagina uma criança pobre, recebendo o presente que pediu ao Papai Noel...

http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2010/

sábado, 4 de dezembro de 2010

Primeira diretoria da Signis Brasil


A Signis-Brasil, nova associação que reunirá todos os meios de comunicação católicos do País, teve a sua primeira eleição de diretoria na última quinta-feira, 2 de dezembro, durante a XII Assembleia Geral da Unda Brasil e da VI Assembleia da Rede Católica de Rádio (RCR), em Curitiba.

A Signis é a Associação Católica Mundial de Comunicação, com sede em Bruxelas, ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações. A Signis, que a partir de agora contará com a participação do Brasil, já possui parceiros em 130 países. Ela representa a mídia católica em várias organizações e instituições governamentais e não-governamentais.

A primeira presidente da Signis-Brasil é a Irmã Helena Corazza, que deixa a presidência da Rede Católica de Rádio (RCR) — organismo que também fará parte da nova associação. Para vice-presidente foi eleito o diretor da TV Aparecida, Padre César Moreira. O secretário será o gerente da Rádio Aparecida, Antônio Celso Pineli, e o tesoureiro o diretor da Rádio Nova Aliança, da Arquidiocese de Brasília, Padre André Lima.

O presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Orani João Tempesta, acompanhou todo o processo da criação da Signis-Brasil, iniciado há mais de três anos, e saudou a diretoria eleita, garantindo o apoio da CNBB aos trabalhos.

— A nova Diretoria da Signis está entregue em boas mãos, pessoas que conhecem Igreja e a comunicação da Igreja. O próprio advento nos propõe esperança e confiança. A Signis pode contar com a interlocução da CNBB, disse dom Orani.

A nova diretora da Signis, Irmã Helena Corazza, agradeceu a confiança de todos e, remetendo-se a Dom Orani, recordou a importância de um trabalho que vise a comunhão.

— Desde que conheci Dom Orani, em 98, no Muticom de BH, sempre trabalhamos com a comunicação que promovesse a comunhão. É isto que pede a Signis – Brasil, destacou.

Em entrevista exclusiva aos veículos de comunicação da Arquidiocese do Rio, a Irmã explicou que a sede da Signis-Br será em São Paulo e que, neste momento, há um trabalho voltado para a filiação dos variados grupos de comunicação. Ela ainda destacou o foco de trabalho da Associação.

— A Signis é uma associação que tem que trabalhar a convergência dos meios de Igreja, enfatizou.

RCR

A Rede Católica de Rádios (RCR) também elegeu sua nova diretoria. O frei João Carlos Romanini, da Rede Sul, foi eleito presidente. A primeira e segunda vice-presidência ficaram, respectivamente, com Ângela de Morais, da Rádio Imaculada Conceição, e Diego Joaquim Pereira, da Rádio Difusora de Goiânia.

— A história da RCR teve um primeiro momento de criação, com o advento do satélite. Hoje, somos a nova geração da RCR quando o fenômeno midiático exige novo olhar do rádio na internet e da internet no rádio. O grande desafio é descobrir o fenômeno das novas mídias. Não queremos ser concorrentes da Signis, mas somar no foco da evangelização e na missão da Igreja, disse o novo presidente da RCR.

* Foto: CNBB

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vigília na Capela São Miguel Arcanjo: sábado dia 04/12

A Comunidade do Mandela convida a todos a participar da Vigília que irá acontecer no próximo sábado,dia 04/12, a partir das 21:30h na Capela de São Miguel Arcanjo. Vamos todos rezar pela paz de nossa cidade.

Celebração pelo Dia das Pessoas com Deficiência


Na última quarta-feira, 1º de dezembro, houve a celebração da missa em ação de graças pelo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na Capela do Edifício João Paulo II, na Glória. O Padre Jayme de Oliveira, assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência, foi o celebrante.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional, promovida pelas Nações Unidas desde 1998, que tem o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e que visa mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas. Aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração dos indivíduos com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural também é uma das metas da comemoração.

As quatro áreas da Arquidiocese que lidam com deficiências estiveram presentes ao evento: Movimento Fraternidade Cristã de Deficientes, Pastoral da Pessoa com Deficiência, Pastoral dos Surdos e representantes do Fórum Permanente.

Durante a homilia, Padre Jayme enfatizou a necessidade de uma conversão de ideias e conceitos sobre a pessoa humana, lembrando que a dignidade de filhos de Deus e de membros do Povo de Deus torna as pessoas inteiras e plenas de possibilidades.

— A sociedade nos exige perfeição e sucesso em todos os momentos da existência. E as pessoas com deficiência desenvolvem e estão muitas vezes mais preparadas para superar desafios e adaptar e transformar realidades, destacou.

Após a Missa, houve sorteios de brindes e a confraternização de Natal.

* Colaboração: Cesar Bacchin

* Foto: Gustavo de Oliveira

Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro